A população de Tóquio acaba, literalmente, de dar um voto de confiança na realização dos Jogos em 2021. Neste domingo (5) foi realizada a eleição para a prefeitura e a governadora Yuriko Koike, defensora da Olimpíada no ano que vem, foi reeleita para um novo mandato.
“Eu estou muito feliz e, simultaneamente, sentindo a pressão da responsabilidade do cargo”, disse Koike, 67 anos, à mídia japonesa. A atual governadora recebeu 55% dos votos.
+ SIGA O OTD NO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE
Voto de confiança
O adiamento dos Jogos para 2021 entrou fortemente como um dos assuntos principais durante a campanha eleitoral. Uma pesquisa feita com moradores de Tóquio até apontava que a maioria defendia um novo adiamento ou até o cancelamento da Olimpíada.
“Os resultados da eleição refletem o apoio do público às várias iniciativas e reformas que realizei nos últimos quatro anos. Estou muito agradecida pelo forte apoio que recebi do povo de Tóquio”, disse Yuriko Koike, primeira mulher a governar a capital japonesa.
Mas com a reeleição de Yuriko Koike, os esforços para os Jogos serem realizados em 2021 ganham força. Os dois principais concorrentes à prefeitura de Tóquio eram contra a realização da Olimpíada.
+ Cidade-sede possui 80% das instalações garantidas para 2021
Kenji Utsunomiya, ex-presidente da Federação Japonesa de Advogados, e Taro Yamamoto, um ex-ator, se opuseram à realização de Tóquio-2020, mas foram derrotados nas urnas.
Outro batalha pela frente
Yuriko Koike também foi reeleita por sua atuação diante da pandemia e prometeu seguir combatendo a disseminação do novo coronavírus. “Este é um momento importante para estarmos preparados para a segunda onda de coronavírus. Gostaríamos de responder com firmeza” disse a governadora reeleita.
Contudo, sem o estado de emergência, os casos cresceram nos últimos dias. Segundo noticiou o “Asahi”, pelo quarto dia seguidos, mais de 100 novos casos diários foram registrados na região de Tóquio.
A governadora reeleita descartou um novo estado de emergência.