Um dia após o anúncio do adiamento dos Jogos de Tóquio, a capital japonesa foi confirmada como o principal polo de casos do coronavírus no Japão, com 212 pessoas infectadas. Destes, 41 foram confirmados na quarta (25), o maior crescimento desde o início desta crise.
A capital japonesa apareceu pela primeira vez na liderança desse ranking negativo na terça-feira (24), quando somava 171 casos e acabou superando a ilha de Hokkaido, que apresentava, até então, 163 infectados.
A situação envolvendo a cidade de Tóquio resultou numa reação imediata por parte das autoridades. A governadora da capital, Yuriko Koike, reivindicou que a população permaneça em suas casas pelas próximas três semanas e classificou como “grave” a situação da cidade após o dia com o maior aumento de casos desde o início da doença.
+ SIGA O OTD NO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE
“Para evitar um excesso de infecções, a cooperação dos residentes de Tóquio é fundamental. Peço que você aja com um sentimento de crise”, declarou a autoridade.
Tóquio será sede dos próximos Jogos Olímpicos, que foram adiados oficialmente para 2021 na última terça-feira, após um acordo formalizado entre o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, e o presidente do COI, Thomas Bach.
Ainda não foram confirmadas novas datas para o evento, apenas que serão realizados em 2021, no máximo até o verão, que no hemisfério norte acontece no meio do ano. Vale lembrar que apesar desta mudança na data, o evento seguirá chamando Tóquio 2020.
Ao todo, o Japão soma 1.271 infectados e 44 mortes devido ao surto do coronavírus. Este número exclui os 712 casos e 10 mortos ocorridos em um cruzeiro marítimo ancorado no país.