No último fim de semana, o brasileiro Philipe Chateaubrian conquistou a medalha de bronze na prova de 10m da Pistola de Ar do 12º Campeonato das Américas de Carabina, Pistola e Espingarda, que está sendo realizado em Guadalajara, no México.
Três atletas brasileiros entraram na fase classificatória, quando são feitas seis séries de dez disparos, com possibilidade de obter até 600 pontos. Entre eles, estava Felipe Wu, que não teve um bom desempenho e terminou com 563 pontos, na 18ª posição. Philepe Chateaubrian vinha com uma pontuação mais baixa, conseguiu as duas últimas séries muito boas, com 99 e 98, e terminou em 7º com 567, a mesma pontuação de Julio Almeida que terminou em 6º com um X a mais que Philipe (cada X é contado quando o atleta consegue atingir o centro mais interno do alvo, que tem apenas 5mm).
No modelo moderno de finais das disciplinas da ISSF, os resultados da fase classificatória servem apenas para classificar os melhores atletas, sendo na Pistola de Ar, os 8 primeiros. Com isso, Julio e Philipe entraram na disputa com dois americanos, dois guatemaltecos, um mexicano e um peruano.
Na final, as duas primeiras séries são de cinco tiros e à partir da terceira, de apenas dois tiros, quando se inicia a eliminação de um atleta a cada série. Para tornar a final ainda mais emocionante, também são considerados os decimais, ou seja, os tiros que acertam o dez, por exemplo, podem ser contados de 10.0 a 10.9, dependendo de quanto mais próximo estejam do centro absoluto.
Os atletas brasileiros fizeram uma boa final e se mantiveram bem na competição, até que Julio Almeida foi eliminado após a sétima série, terminando a competição em 4º lugar. Philipe tentou mas fez uma 8ª série mais fraca e terminou com o bronze. Em segundo, conquistando a prata, ficou Jose Pablo Castillo, da Guatemala, atrás de James Hall, o americano que ficou com o ouro.