O tiro com arco, assim como outras modalidades, teve que alterar seu procedimento de qualificação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, que foram transferidos para 2021 por causa da pandemia de coronavírus. A Federação Mundial da modalidade (World Archery) atualizou os métodos e contou com as aprovações do Comitê Olímpico Internacional (COI) e do Comitê Paralímpico Internacional (IPC).
+ Surfistas mães relatam a experiência da maternidade
Todos os qualificados para os Jogos de Tóquio permanecem com as vagas. Portanto, caberá às nações escolherem os atletas que irão representar suas bandeiras no evento. Até o momento, 87 das 128 vagas para as Olimpíadas já foram concedidas. Da mesma forma, 93 das 140 vagas para as Paralimpíadas foram distribuídas.
A entidade máxima do tiro com arco definiu que em 2020 não haverá mais nenhuma competição de qualificação. O torneio classificatório final para os Jogos Olímpicos de Tóquio está planejado para ser realizado como um evento separado. O objetivo é que essa competição seja realizada antes da etapa da Copa do Mundo de Tiro com Arco, em Paris, na França, marcada para ser disputada de 18 a 21 de junho de 2021.
+ Chico Barretto fabrica aparelhos para auxiliar nos treinos
A perspectiva da entidade é divulgar um calendário com a programação completa para a temporada do ano que vem quando as restrições com relação a viagens e competições, devido à pandemia de coronavírus, diminuírem.
Novos prazos de inscrição
Em relação aos Jogos Olímpicos, o período para os atletas alcançarem a classificação foi prorrogado até 28 de junho de 2021. A data final para os Comitês Olímpicos Nacionais confirmarem as vagas conquistadas está definida para o dia 1º de junho. Já os que se classificarem no qualificador final terão até 2 de julho. O novo prazo de inscrição é 5 de julho de 2021.
Por outro lado, nos Jogos Paralímpicos, o período para os competidores atingirem a qualificação foi postergado até 15 de julho de 2021. Já o prazo para os Comitês Paralímpicos Nacionais confirmarem vagas é no dia 20 de julho. Por fim, a data limite para a inscrição para os Jogos Paraolímpicos é dia 2 de agosto de 2021.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Os eventos foram adiados para 2021 por causa do coronavírus. A nova data dos Jogos Olímpicos de Tóquio foi definida no período de 23 de julho a 8 de agosto. Já os Jogos Paralímpicos serão disputados de 24 de agosto a 5 de setembro. O brasileiro Marcus D’Almeida carimbou vaga para Tóquio com a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019.