A Federação Internacional de tiro com arco anunciou uma boa distração – e treino – para os atletas durante a quarentena imposta pela pandemia do coronavírus. De 9 a 17 de maio, a entidade promoverá um torneio remoto, com transmissão ao vivo e prêmio de mil francos suíços (aproximadamente 5,7 mil reais) ao vencedor.
Oito arqueiros – quatro homens e quatro mulheres – serão convidados a participar desta primeira edição do torneio. Somente atletas que podem atirar com segurança em ambientes socialmente distantes e de acordo com as orientações locais de saúde participarão.
As disputas do tiro com arco serão filmadas com celulares e divulgadas por uma transmissão ao vivo produzida a partir de um local remoto. A cobertura estará disponível nas plataformas YouTube e Facebook da World Archery.
Os participantes serão anunciados no dia 27 de abril e o período de qualificação acontecerá de 1 a 4 de maio. Entre os dias 9 e 12 ocorrem as quartas de final, e nos dias 14 e 15, as semifinas. A grande decisão acontecerá no dia 17 de maio.
+ SIGA O OTD NO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE
Estrutura
Para participar do torneio amistoso, os arqueiros devem se enquadrar em algumas especificações, como possuir um alvo triplo de 40 cm, triangular ou vertical, fixado a 18 metros de distância.
Cada partida da competição de tiro com arco consistirá em 15 flechas com empates resolvidos em tiro único. Além disso, lances polêmicos, que exigiriam análise de um árbitro, deverão ser decididos pelos próprios atletas ou, se possível, pelo público.
A World Archery suspendeu seu calendário de competições internacionais devido ao atual surto de COVID-19. Nenhum evento físico ocorrerá antes do início de julho, com esse prazo podendo se estender.