Foi com emoção, e muita. O brasileiro Marcus D’Almeida venceu o colombiano Daniel Pineda na semifinal do arco recurvo do Torneio do Ranking Mundial e classificatório para os Jogos Pan-Americanos.
Ele saiu perdendo por 4 a 0, mas venceu os três sets seguintes para fechar o jogo em 6 a 4 e carimbar seu passaporte na decisão. Lá, enfrenta o anfitrião chileno Ricardo Soto, que despachou o argentino Tomas Tisocco por 6 a 2.
Nas três primeiras flechas, Pineda anotou 29 pontos, contra 27 de Marcus D’Almeida. Logo a seguir, nova vitórias por dois pontos de diferença, mas com 28 a 26 para o colombiano. A partir daí o brasileiro, que já tem vaga garantida no Pan-Americano individual, fez 29 a 26, 28 a 26 e 29 a 27 nos três sets seguintes.
Além de Marcus D’Almeida, outros três brasileiros disputaram a fase final da competição no arco recurvo, nesta quarta 3, em Santiago. A mais doída foi de Edson Kim pela segunda rodada. Ele foi derrotado na flecha de ouro por 10 a 8, após 5 a 5 nos cinco sets.
Na mesma fase, Marcelo Costa perdeu por 7 a 1 para o equatoriano José Alvarez e Daniel Rezende tomou de 6 a 4 do também equatoriano Alejandro Lester.
Caminhada para a final
Por ter feito a melhor campanha na fase classificatória, Marcus D’Almeida entrou na fase decisiva como cabeça-de-chave número 1. Estreou na segunda rodada vencendo José Maria Ortiz, da Guiana, por 6 a 0. Logo depois, já nas oitavas, impôs o mesmo placar sobre o argentino Ignacio Escalante.
As quartas foram mais apertadas, mas nem tanto. O brasileiro fez 6 a 2 sobre o canadense Eric Peterse se classificou para o duelo contra Daniel Pineda.