Os mesa-tenistas brasileiros oficializaram, neste domingo (1), a desistência de participar do Aberto Costa Brava, competição fator 40 (mais alto) do Circuito Mundial Paralímpico de Tênis de Mesa, em Platja D’Aro, na Espanha. Na última sexta-feira, a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) reuniu os atletas, deixando a decisão de seguir no torneio a cargo de cada competidor.
Participariam do evento os atletas Aloísio Lima (classe 1 masculino), Bruna Alexandre (classe 10 feminino), Cátia Oliveira (classe 2 feminino), Danielle Rauen (classe 9 feminino), Guilherme Costa (classe 2 masculino), Joyce Oliveira (classe 4 feminino), Lucas Hansen (classe 11 masculino) e Paulo Salmin (classe 7 masculino).
+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE
Em contato por e-mail com os organizadores do evento, a CBTM recebeu a informação de que a competição está mantida e que o Covid-19 não atingiu efetivamente a Espanha. Até sexta-feira, foram reportados 33 casos na Espanha, sem nenhum registro de morte.
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) recomendou a não participação dos atletas. Apesar disso, a CBTM deixou a cargo dos próprios mesa-tenistas a decisão final, disponibilizando toda a estrutura já reservada anteriormente.
Pelas redes sociais, Cátia Oliveira se pronunciou sobre a decisão: ” Devido aos casos de corona vírus que vêm aumentando em todo o mundo, e inclusive na Europa, foi indicado a nós, atletas, que por medidas de precaução, não participássemos do torneio. Tendo em vista o planejamento para 2020, bem como treinamentos, preparação física e o restante dos campeonatos, eu, juntamente com minha equipe, decidi não participar deste torneio na Espanha devido aos riscos de saúde”, escreveu a atleta.