O brasileiro Hugo Calderano sai com a medalha de bronze do Aberto da Áustria de tênis de mesa, última competição platinum do Circuito Internacional. O pódio foi garantido no sábado (16), quando ele passou pelas quartas de final. Um dia depois, na semi, caiu para o chinês Zhao Zihao e se despediu do torneio.
No tênis de mesa não há disputa pelo bronze. Os dois semifinalistas que não avançam para a final conquistam a medalha. Hugo Calderano perdeu por 4 a 0 para Zhao Zihao com parciais de 12/10, 11/8, 11/8 e 11/5. A decisão do Aberto da Áustria será com o compatriota Fan Zhendong, atual número um do mundo.
Apesar da queda, foi a melhor campanha do ano do brasileiro em torneios platinum, os mais importantes do circuito mundial de tênis de mesa. Vale sempre lembrar que ele também conquistou em Lima o bicampeonato dos Jogos Pan-Americanos.
O primeiro platinum que participou em 2019 foi em Doha, e ele ficou na rodada dos 32. Depois competiu na China e parou uma à frente, as oitavas de final. Nos dois seguintes, Japão e Austrália, Calderano foi até as quartas, e no anterior ao da Áustria o brasileiro voltou a cair nas oitavas, na Alemanha.
O Aberto da Áustria traz boas recordações para o brasileiro, pois foi lá que ele chegou em 2016 pela primeira vez na carreira a uma final europeia do circuito internacional.
+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE
Hugo Calderano entrou na competição como o sexto do mundo, o melhor não asiático, e fez quatro jogos na TipsArena, que fica na cidade de Linz. Ele venceu na estreia Jha Kanak, dos Estados Unidos, por 4 a 2; fez 4 a 1 no sul-coreano Jeoung e, nas quartas de final, derrotou o japonês Koki Niwa por 4 a 2.