Nas finais por equipes do Pan-Americano de Tênis de Mesa o Brasil foi ouro e prata. Nesta quinta-feira (05), a equipe brasileira superou Porto Rico no masculino, por 3 a 1, e foi derrotada na disputa feminina, por 3 a 2, ficando com a prata.
Entre os homens a decisão do título foi um pouco mais tranquila do que se esperava. A equipe formada por Gustavo Tsuboi, Eric Jouti e Vitor Ishiy, que substituiu Hugo Calderano, precisou de quatro partidas para ficar com a medalha de ouro no Pan-Americano de Tênis de Mesa.
No duelo de duplas, Vitor Ishiy e Eric Jouti foram superados por Daniel Gonzalez e Brian Afanador em cinco sets, colocando Porto Rico em vantagem logo no começo. Na segunda partida, que colocou frente a frente Gustavo Tsuboi e Angel Naranjo, foi definido em parciais diretas. O brasileiro se impôs desde o início e não teve problemas para fechar em 3 sets a 0, empatando a decisão.
No terceiro confronto do dia, Eric Jouti soube aproveitar as oportunidades desde o início. Com isso, o brasileiro conseguiu jogar em vantagem na maior parte do tempo e venceu por 3 sets a 1, deixando o Brasil a uma vitória do título continental.
Na partida seguinte foi a vez e Gustavo Tsuboi enfrentar Daniel Gonzalez. No jogo, o brasileiro não deu chances para o adversário em momento algum, fechou em sets diretos e confirmou o título do Pan-Americano de Tênis de mesa, na chave masculina por equipes, para o Brasil.
Na decisão feminina, o Brasil teve pela frente os Estados Unidos. Na série de cinco partidas, as duas seleções mostraram o que delas se esperava. No primeiro jogo, que foi o de duplas, as americanas levaram a melhor por 3 sets a 1 e largaram na frente. Na partida seguinte, entre Bruna Takahashi e Crystal Wang, a brasileira soube aproveitar as oportunidades que teve, fez 3 a 1 e empatou a decisão.
Na terceira partida foi a vez de Caroline Kumahara e Lily Zhang se colocarem frente a frente. No duelo, as duas atletas se alternaram entre bons e maus momentos, com a representante dos Estados Unidos saindo com a vitória por 3 a 2, colocando as americanas em vantagem novamente.
No quarto jogo da série, Bruna Takahashi precisava da vitória contra Yue Wu para manter o Brasil vivo na final. Em mais um jogo muito disputado, a brasileira conseguiu a vencer por 3 sets a 2, levando a decisão da medalha de ouro no Pan-Americano para a última partida. Nela, Jessica Yamada e Crystal Wang se enfrentaram.
Como aconteceu na maioria dos confrontos a decisão, a definição da vencedora saiu somente no último set. Desta vez, Crystal Wang conseguiu se sair melhor, venceu por 3 sets a 2 e conquistou a medalha de ouro para os Estados Unidos.