Na manhã deste sábado (15), Hugo Calderano fez história no ITTF Grand Finals do Circuito Mundial de tênis de mesa, que está sendo disputada em Incheon, na Coreia do Sul. Com vitória para cima do chinês Fan Zhendong, número 1 do ranking mundial, nas quartas de final, o brasileiro conseguiu um tremendo resultado. Calderano fez 4 sets a 2 (11/6, 12/10, 4/11, 11/5, 9/11 e 11/9)e se garantiu entre os quatro melhores da competição.
Este foi o terceiro confronto entre Calderano e Zhendong no ano, sendo esta a primeira vitória do brasileiro. Contudo, na semifinal, Hugo Calderano não conseguiu passar pelo japonês Tomokazu Harimoto, perdeu por 4 sets a 0 e acabou ficando entre os quatro melhores no ITTF Grand Finals de 2018.
Mas a conquista na principal competição do Circuito Mundial já é um enorme salto na carreira do brasileiro, que provou porque está no top 10 do ranking mundial e mais do que isso: provou que pode vencer qualquer um. Diante do temido chinês Fan Zhendong, Calderano jogo de igual para igual, elevou seu nível e abriu 2 sets a 0 de cara.
Como não poderia ser diferente, o chinês reagiu e levou o terceiro set com certa facilidade. Foi aí que o brasileiro mostrou toda sua capacidade de concentração e determinação. Sem dar chances, venceu a quarta parcial e botou mais pressão para cima do número 1 do ranking mundial.
Em vários momento da partida, o público presente foi ao delírio com as trocas dos dois. A verdade é que a partida foi um verdadeiro espetáculo.
O quinto set foi bem disputado, definido no detalhe. Zhendong foi melhor na retal final e se manteve vivo na partida. Mas o dia era de Calderano, que retornou com tudo no sexto set, soube controlar o nervosismo e conquistou a maior vitória de sua carreira até aqui. Zhendong é o atual campeão da competição que reúne os melhores atletas do ano.
O desgaste foi enorme, físico e emocional. Na sequência, Calderano retornou para a semifinal, mas já sem a mesma pegada da partida de quartas de final. Por sua vez, o japonês Harimoto parecia inteiro e não deu chances ao irregular brasileiro, vencendo e se garantindo na final do Grand Finals de tênis de mesa de 2018.