Nesta quarta-feira (17), a ATP (Associação de Tenistas Profissionais) e a WTA (Associação Feminina do Tênis) divulgaram os novos calendários para a retomada do circuito de tênis profissional. O retorno das competições, que estão paralisadas desde março por conta da pandemia do coronavírus, acontece no dia 3 de agosto, com o WTA de Palermo, na Itália, enquanto os homens voltam a atuar no dia 14 de agosto, com o ATP de Washington, nos Estados Unidos. O torneio de Roland Garros, em Paris (FRA), um dos integrantes do Grand Slam, será disputado em setembro.
Dentre as novidades apresentadas pela entidade está a confirmação da temporada de saibro logo após a disputa do US Open, marcado para o dia 31 de agosto.
Tradicionalmente feita em junho, as competições nesse tipo de quadra acontecerão agora a partir de setembro. Os atletas disputarão os Masters 1000 de Madri e Roma, em 13 e 20 de setembro, respectivamente. Na sequência, acontecerá o torneio de Roland Garros, a partir do dia 27.
+ Champions League volta em agosto com partidas na Espanha
Além de uma nova data, os organizadores de Roland Garros revelaram ainda que, diferentemente do Aberto dos Estados Unidos, o torneio contará com o qualificatório para a chave principal. Este qualificatório será disputado entre os dias 21 e 25 de setembro, mesmas datas que a disputa do Masters 1000 de Roma.
Roland Garros com público?
Ainda de acordo com o comunicado, os organizadores de Roland Garros confirmaram que estão realizando um trabalho para que o torneio possa receber torcedores. O comunicado revela que os organizadores trabalham com todas as possibilidades, dando a entender que existe a chance do torneio contar com a presença de público.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
A ATP confirma que o novo calendário do circuito de tênis divulgado nesta quarta é “provisório”. A entidade diz que podem acontecer reviravoltas importantes por conta do coronavírus. Isso porque a realização de todas essas competições depende de condições sanitárias e medidas tomadas pelos governos.
Vale ressaltar ainda que estes novos calendários não passam tantos detalhes sobre competições de níveis menores, como os ATP 500 e 250. Segundo a entidade, estes tipos de torneios devem ser melhor detalhados em meados de julho, quando o calendário deve receber uma nova atualização.