A pandemia do coronavírus fez mais uma vitima no esporte olímpico. Na manhã desta quinta-feira (12), a Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), entidade que organiza os principais torneios de tênis no mundo, anunciou a suspensão de todas as suas competições por seis semanas.
O anúncio veio através do presidente da ATP Andrea Gaudenzi. De acordo com o italiano, “não foi uma decisão fácil de ser tomada e representa uma grande perda para os nossos torneios, jogadores e fãs ao redor do mundo. Nós acreditamos, entretanto, que essa é a medida certa no momento para melhor proteger a saúde e segurança dos nossos jogadores, funcionários, a grande comunidade do tênis e a saúde pública de uma maneira geral em face a essa pandemia global”, afirmou.
Gaudenzi disse ainda que “a natureza do nosso esporte e as viagens internacionais exigidas representam um grande risco e trazem muitos desafios nas atuais circunstâncias, assim como as medidas restritivas impostas pelas autoridades. Continuaremos monitorando a situação diariamente e estamos ansiosos para retomar o Tour quando a situação melhorar. Enquanto isso, nossos sentimentos e bons votos àqueles que foram afetados pelo vírus,” declarou.
+A cronologia da pandemia do coronavírus no esporte
The ATP has announced a six-week suspension of the men’s professional tennis tour due to public health & safety concerns over COVID-19.
— ATP Tour (@atptour) March 12, 2020
A decisão da ATP tem efeito imediato, o que significa dizer que os Challengers de Nur-Sultan, no Cazaquistão, e Potchefstroom, na África do Sul, não serão concluídos.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Com a suspensão das competições até o dia 26 de abril, os fãs do tênis não poderão acompanhar os tradicionais torneios ATP de Marraquexe, Houston, Monte Carlo, Barcelona e Budapeste, além de todas as provas do ATP Challenger Tour previstas para as próximas seis semanas.
O comunicado da ATP veio após o cancelamento do Miami Open mais cedo. O evento havia sido confirmado na última terça-feira (10) pelo comitê organizador, mas mudou de status após o prefeito da cidade de Miami Carlos Gimenez alterar a abordagem das autoridades locais sobre o surto de COVID-19 na cidade e anunciar o fim dos principais eventos que ocorrem tradicionalmente na cidade americana no mês de março.
A Federação Internacional de Tênis (ITF) também cancelou as finais da Fed Cup. A competição estava marcada inicialmente para ocorrer entre os dias 14 e 19 de abril.
Tanto a ATP quanto a ITF afirmaram que estão revendo a maneira ideal para lidar com o ranking mundial dos tenistas. Afirmaram também que estão trabalhando com o Comitê Olímpico Internacional para achar uma solução sobre a classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio.