O tenista Thiago Wild, de apenas 19 anos, fez história hoje no ATP de Santiago, no Chile. Jogando com tranquilidade, o tenista paranaense bateu o argentino Renzo Olivo por 2 sets a 0 (6/1 e 6/3) e avançou à final do torneio.
O jovem tenista se tornou o primeiro brasileiro a disputar uma final de um torneio de tênis nível ATP desde abril de 2017, quando Thomaz Bellucci foi vice em Houston. E pode ser o primeiro a conquistar um caneco desde que o mesmo Bellucci venceu na Suíça em 2015.
🚨 Wild child 🚨@thiagoswild is the youngest finalist from Brazil in ATP history after defeating Renzo Olivo 6-1 6-3 in Santiago. @chile_open pic.twitter.com/LSxAQPBpbE
— Tennis TV (@TennisTV) February 29, 2020
O atual 182º do mundo fez uma partida sólida contra um adversário bem mais experiente, ainda que seja apenas o número 297º do mundo. No primeiro set, atacou bastante o argentino, conseguindo duas quebras, uma no segundo e uma no sexto game. Mesmo não sacando tão bem assim, confirmou todos os seus serviços, dando apenas uma oportunidade de quebra ao adversário.
No segundo set, o argentino melhorou bastante e deu mais trabalho ao tenista brasileiro. Thiago Wild não se intimidou e conseguiu sair de situações difíceis, como no quatro game, quando esteve 15-40 atrás e salvou os dois break points. O jogo seguiu empatado até o sétimo game, quando o brasileiro conseguiu a quebra e a liderança. Após confirmar seu serviço e fazer 5 a 3, quebrou o argentino outra vez, fechando a partida após uma hora e dezenove minutos de jogo.
A parada na final não será nada fácil. Thiago encara o norueguês Casper Ruud, 38º do ranking nesta semana. O atleta apenas dois anos mais velho do que Thiago foi campeão em Buenos Aires há duas semanas.
Thiago Wild pode quebrar recordes
Esse é apenas o sexto torneio de nível ATP que Thiago Wild disputa. E o jovem já atingiu uma série de façanhas por ter chegado a decisão e pode atingir outras se vencer o torneio.
Com apenas 19 anos, ele chega a uma final de um torneio ATP antes de ninguém mais, ninguém menos do que Gustavo Kuerten (que tinha apenas 20 anos quando chegou à final de Roland Garros, em 1997).
Se vencer o torneio, pode ser entrar para o seleto time de tenistas brasileiros que conquistaram um título da ATP. São apenas oito que conseguiram o feito: Thomaz Koch, Carlos Kirmayr, Luiz Mattar, Jaime Oncins, Fernando Meligeni, Gustavo Kuerten, Ricardo Mello e Thomaz Bellucci.
Wild também pode quebrar um recorde que pertence a Rafael Nadal (sim, você leu certo). Pode se tornar o mais jovem tenista a ganhar um torneio ATP na América Latina desde Rafael Nadal em 2005.
.@thiagoswild attempts to become the youngest player (19) to win an @atptour title on the Latin American Golden Swing since @RafaelNadal (18) at 2005 @AbiertoTelcel.#ChileOpen
— ATP Media Info (@ATPMediaInfo) March 1, 2020