Finalmente saiu o segundo título de Thiago Monteiro em torneios profissionais. Neste domingo (27), o brasileiro faturou o Challenger de Punta Del Este, no Uruguai, após vencer o argentino Facundo Arguello, de virada, por 2 sets a 1, parciais de 3/6, 6/2 e 6/3.
O primeiro título conquistado tinha acontecido no Challenger de Aix en Provence, na França, no ano de 2016. O tenista cearense tem 24 anos e é profissional desde 2011. Thiago Monteiro é melhor brasileiro do ranking da ATP, ocupando a posição de número 126.
O título em Punta Del Este também garantiu cerca de US$ 54 mil ao brasileiro, que entrou na competição como cabeça de chave número 4.
O jogo
Como não poderia ser diferente, o duelo entre um brasileiro e um argentino foi muito tenso, repleto de reclamações das duas partes e, claro, muito vibrante. No primeiro set, sem muitas dificuldades, Arguello quebrou o segundo serviço de Monteiro na primeira parcial. Em vantagem, o argentino sacou bem e administrou o placar, saindo na frente com um 6/3.
No segundo set, os dois tenistas confirmaram seus serviços até o 3 a 2 para o brasileiro. Monteiro pressionou o saque adversário e quebrou Arguello. Sem vacilar, o cearense seguiu firme, confirmou seu serviço e abriu 5 a 2 no placar. O argentino fraquejou, segurou o braço no saque e foi quebrado mais uma vez. Monteiro fazia 6 a 2 na segunda parcial e empatava o confronto.
O terceiro e último set foi o mais tranquilo para Thiago Monteiro. Com Arguello fora de si, reclamando demais e errando mais ainda, o tenista brasileiro conseguiu mais uma quebra e abriu 3 a 0. Daí em diante, foi a vez de Thiago Monteiro administrar o placar, confirmar seus serviços e correr para o abraço.