O Brasil perdeu para o Canadá por 7 a 0 no pré-olímpico de softbol neste domingo (1) e está fora dos Jogos Olímpicos de Tóquio. A seleção precisava vencer e ficar de olho no resultado de Porto Rico para tentar a vaga. Apesar do revés, o time sai do Canadá com a vaga no Mundial de 2021, conquista com uma virada sobre Cuba.
O jogo contra fechou o pré-olímpico de softbol e a vitória garantiu a vaga para as donas da casa. A outra ficou com o México, o campeão invicto da competição. A seleção brasileira terminou em quarto lugar.
Contra as canadenses o Brasil estava no jogo até a terceira entrada, quando o time da casa anotou cinco corridas e fez 6 a 0 (veja abaixo os melhores momentos). Havia aberto o placar na parcial anterior. Na quinta entrada elas marcaram mais uma e fecharam a partida. A sexta e a sétima entrada não foram realizadas.
O pré-olímpico de softbol, chamado de Classificatória Americana para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, tiveram ainda Porto Rico, Cuba e Venezuela no Super Round, a segunda e decisiva fase da competição. Eles ficaram em terceiro, quinto e sexto, respectivamente.
A campanha geral do Brasil teve cinco vitórias em oito jogos. Passou em segundo lugar no Grupo B da primeira fase ganhando quatro partidas. Perdeu somente a última, para o México, por 10 a 0. Venceu Peru, Venezuela, República Dominicana e Ilhas Virgens.
Super Round do pré-olímpico de softbol
Ao lado de México e Venezuela, o Brasil seguiu para o Super Round do pré-olímpico de softbol onde jogou contra as três seleções que se classificaram no Grupo A. Os resultados da primeira fase das brasileiras contra mexicanas e venezuelanas seguiram computando na etapa decisiva da competição.
Além de perder para Porto Rico, a seleção foi derrotada pelo Canadá e conseguiu uma vitória espetacular sobre Cuba, que garantiu uma vaga no mundial da modalidade em 2021.