Uncas Batista foi campeão no single skiff peso leve no Mundial Sub-23 de remo, enquanto, no single skiff, Lucas Verthein foi o sexto no masculino e Milena Viana a nona colocada no feminino
O brasileiro Uncas Batista venceu neste domingo a final A do single skiff peso leve e faturou a medalha de ouro no Mundial Sub-23 de remo, que está sendo disputado em Poznan, na Polônia. O remador fechou a prova em 6min51s270, superando em quase três segundos o francês Hugo Beurey, que ficou com a prata. O australiano Sean Murphy fechou o pódio com o bronze.
“Estou muito feliz porque essa prova foi muito difícil. Eu competi contra os melhores single skiff peso leve do mundo e esse não foi o meu melhor ano. Então, essa vitória quer dizer muito”, afirmou o brasileiro, que teve que fazer uma prova de recuperação.
Uncas Batista passou os primeiros 500m na terceira colocação, mais de três segundos atrás de Hugo Beurey, que arrancou em primeiro, mas coladinho em Sean Murphy, que estava em segundo. Nos 100m, o brasileiro deixou o australiano para trás e reduziu um pouco a diferença para o francês.
Nos 1500m, Uncas Batista tomou a ponta, mas Beurey estava a apenas 0s83 atrás dele. Nos últimos 500m, no entanto, o brasileiro arrancou, abriu vantagem e fechou a prova com 2s830 a frente do francês. “Eu trabalhei duro e tive uma ótima liderança no começo, mas o barco do Brasil foi muito forte nos últimos 500 metros. Eu pensei que tinha todos no meu campo de visão, mas eu olhei e simplesmente não pude mais vê-lo”, afirmou Hugo Beurey depois da prova.
Além de Uncas Batista, Lucas Verthein também disputou uma final A neste domingo. No single skiff, o atleta do Botafogo ficou na sexta posição com 7min06s450. A medalha de ouro foi conquistada pelo canadense Trevor Jones, que marcou 6min48s700. Marc Weber, da Alemanha, ficou com a prata, e Boris Yotov, da Bulgária, com o bronze.
Completando a participação do Brasil no Mundial Sub-23 de remo, Milena Viana ficou em terceiro lugar na final B do single skiff feminino com o tempo de 7min40s030, terminando na nona colocação geral da prova. A medalha de ouro foi conquistada por Samantha Voss, da Nova Zelândia, que venceu a prova com 7min28s340.