Dezessete brasileiros subiram no tatame entre sexta-feira (10) a domingo (12) para disputar o Grand Slam de Baku de judô, no Azerbaijão. Foi a última oportunidade que eles tiveram para tentar uma vaga na seleção brasileira que vai ao Mundial de Tóquio, marcado para agosto.
Após o fim do Grand Slam de Baku, os nove melhores brasileiros no ranking mundial em cada naipe, independente da categoria, terão vaga garantida para o Mundial de Tóquio de judô. No feminino descarta-se da lista Erika Miranda, que se aposentou, e Jéssica Pereira, suspensa preventivamente por doping.
+ CONFIRA COMO ESTÃO OS RANKINGS MASCULINO E FEMININO
O melhor dia do Brasil foi a sexta-feira, o primeiro da competição. Foram dois ouros, para Rafaela Silva e Felipe Kitadai, além de um bronze para Larissa Pimenta. No sábado Ketleyn Quadros (63kg), Ellen Santana (70kg), David Lima (73kg) e Eduardo Yudy (81kg) ficaram na fase classificatória. No domingo, a mesma coisa para Mayra Aguiar (78kg), Maria Suelen Altheman (+78kg), Rafael Macedo (90kg) e Rafael Buzacarini (100kg).
No último dia, Mayra Aguiar foi a que caminhou mais e chegou até a repescagem, onde acabou eliminada por Shori Hamada, japonesa atual campeã mundial. Maria Suelen caiu logo na primeira luta, para a eslovena medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos do Rio, Anamri Velensek. Rafael Macedo e Rafael Buzacarini perderam na segunda disputa.
No feminino, Mayra Aguiar e Maria Suelen já estão garantidas no Mundial de Tóquio. Ambas são as duas melhores brasileiras do ranking, sendo que Mayra é a número um do mundo em sua categoria e Maria Suelen, a terceira. Entre os homens, Rafael Buzacarini era o décimo entre os brasileiros e Rafael Macedo o quinto antes de começar o Grand Slam de Baku.