Jane Karla conquistou a medalha de bronze Copa Europeia de tiro com arco paralímpico composto, que está sendo disputada na República Checa. Na manhã deste sábado, a brasileira venceu a italiana Maria Andrea Virgilio por 143 a 139.
“Estou muito feliz de finalizar esse ano com uma medalha porque foi um ano difícil. E nessa competição que foi a última internacional do ano conquistei bastante confiança para minha preparação para o ano que vem, quando teremos Tóquio. Agora vou voltar pra casa e continuar meus treinos e que 2020 seja melhor”, comemorou.
No eliminatório disputado na última quarta-feira, Jane Karla venceu duas e parou na semifinal. Jane Karla começou a competição contra Martha Chavez, dos Estados Unidos. Venceu por 143 a 137 em combate válido pelas oitavas de final da competição. Logo depois, a brasileira despachou a eslovaca Diana Pashchenkova marcando novamente 143 pontos, agora contra 138 da adversária.
Na semifinal, enfrentou a atual campeã mundial Nur Syahidah Alim, de Singapura e ficou nos 132, contra 140 da campeã mundial.
Além de Jane, o Brasil também esteve representando na disputa do arco recurvo por Thais Carvalho, que terminou na quarta colocação. “Foi uma excelente competição, conseguimos bons resultados. Tivemos concorrentes fortes, de países muito bons. Cheguei na disputa do bronze, mas infelizmente perdi o combate. De qualquer forma, estou bem feliz com o resultado. Ano passado cheguei em nono lugar e esse ano chegar em quarto é um avanço. A gente vai crescendo aos pouquinhos. Espero estar aqui ano que vem também e conseguir uma colocação melhor ainda”, avaliou Thais ao Olimpíada Todo Dia.
Vaga em Tóquio
+ CONFIRA A PÁGINA DE JANE KARLA
No mês passado, no Mundial de tiro com arco paralímpico, Jane Karla bateu a chinesa Zhou Jiamin, atual campeã paralímpica individual e por equipes mistas no arco composto e alcançou seu maior resultado em mundiais. De quebra, ainda confirmou vaga para o Brasil nos Jogos de Tóquio 2020.
Jane Karla teve polimomelite na infância e só conheceu o paradesporto aos 28 anos. Começou pelo tênis de mesa, foi bicampeã dos Jogos Parapan-americanos e disputou duas Paralimpíadas na modalidade. Passou pela esgrima e parou no tiro com arco paralímpico, no composto.