O Brasil brilhou no primeiro dia do Mundial Paralímpico de Halterofilismo. Em Nur-Sultan, capital do Cazaquistão, nas categorias Júnior, Lucas Santos, na prova até 49 kg, e Marcos Trentino, na de até 54kg, conquistaram a medalha de ouro. E para encerrar o dia, Vinicius Freitas levou a prata na categoria até 80kg.
O primeiro brasileiro em ação foi Lucas Santos, de 17 anos. Ele ergueu 126 kg e sagrou-se campeão mundial júnior da categoria até 49kg pela segunda vez seguida. Ele já havia subido ao degrau mais alto do pódio na Cidade do México, há dois anos. Confira a vibração de Lucas no vídeo abaixo.
OURO PARA O BRASIL! 🇧🇷🥇 Lucas Manoel ergue 126kg e leva a melhor na categoria até 49kg do #MundialDeHalterofilismo Júnior! Vibra muito, o brasileiro! pic.twitter.com/I4tRbkM41P
— CPB 🇧🇷 (@cpboficial) 12 de julho de 2019
Na sequência, foi a vez de Marcos Trentino, de 20 anos. Após registrar levantamentos de 93kg e 95kg nas duas primeiras tentativas, o brasileiro foi ultrapassado pelo cazaque Zakhar Buimov, que posicionou-se à frente com os mesmos 95kg. Marcos se intimidou e conseguiu os 96kg necessários para assegurar o segundo ouro brasileiro do dia.
Encerrando o dia, Vinícius Freitas, de 19 anos, ergueu 116kg e acabou ficando com a prata na categoria até 80kg, ficando atrás apenas do grego Athanasios Vagenas, que levantou 130kg.
O Brasil contou ainda com a participação de Lara Aparecida, de 16 anos, na divisão feminina até 41kg. A brasileira, porém, queimou as três tentativas a que tinha direito e ficou fora do pódio.
O Brasil levou ao Mundial Júnior de Halterofilismo a segunda maior delegação do evento. Apenas os donos da casa, com seis atletas, tem representatividade maior.