Atual presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), Thomas Bach, confirmou na manhã desta sexta-feira (17) a intenção de se reeleger no cargo por mais quatro anos. A confirmação foi feita durante uma reunião virtual realizada com a presença de diversos dirigentes importantes para o esporte mundial.
“Se vocês, membros do COI, quiserem, estou pronto para concorrer a um segundo mandato como presidente do COI, e a continuar a servir a vocês e ao Movimento Olímpico, o qual todos nós amamos tanto”, disse Thomas Bach.
+ COB inicia Missão Europa preocupado com saúde dos atletas
Presidente da entidade desde 2013, Bach irá concorrer na eleição marcada para o que vem, de acordo com as regras atuais, pela possibilidade de permanecer mais quatro anos no cargo.
Deve vencer
Com a confirmação da participação de Thomas Bach no pleito, a expectativa é de uma vitória tranquila para o alemão. Tanto que a expectativa é de que não haja opositores na eleição. Um dos indicativos que aponta a popularidade do alemão foram os vários elogios proferidos pelos dirigentes presentes na reunião logo após a confirmação da candidatura.
Dentre os pontos destacados pelos presidentes de federações e comitês nacionais, incluindo o brasileiro Andrew Parsons, presidente do IPC (Comitê Paralímpico Internacional), presentes no encontro, um dos mais elogiados foi a postura firme adotada por Bach diante da pandemia do coronavírus, que acabou adiando a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio para 2021.
+SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
“Vejo esse apoio como incentivo para que eu trabalhe ainda mais no futuro”, declarou Thomas Bach após a rodada de elogios.
Esgrimista
Detentor de uma medalha de ouro na esgrima nos Jogos Olímpicos de Montreal em 1976, Thomas Bach assumiu a liderança do COI para suceder o belga Jacques Rogge, que esteve à frente da entidade de 2001 a 2013.
Na ocasião, o ex-esportista alemão superou o porto riquenho Richard Carrión, segundo mais votado, Ng Ser Miang, de Cingapura, o suíço Sergey Bubka e o ucraniano Denis Oswald.