A chamada Missão Europa do COB (Comitê Olímpico do Brasil) tem sua primeira baixa. O nadador João Gomes Jr, um dos destaques do nado peito do Brasil, testou positivo para o coronavírus e não fará mais parte do grupo de 74 atletas que viajará a Portugal para treinar.
+ SIGA O OTD NO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE
De acordo com o “Globoesporte.com”, João Gomes Jr fez o teste nesta segunda-feira (13), antes dos exames oficiais que o COB contratou para serem realizados nos atletas e outros membros da Missão Europa. Estes testes estão sendo feitos nesta terça-feira (14) e os resultados ainda não foram anunciados. O nadador fez um teste particular pois havia sentido alguns sintomas e o resultado foi positivo.
Sem o nadador, agora a Missão Europa terá 73 atletas, sendo 14 deles da natação. A primeira turma embarcará nessa sexta-feira (17) para Portugal, com atletas do boxe, ginástica, judô, nado artístico e natação.
Logística
Para conseguir realizar a operação, foram desenvolvidos protocolos rígidos de controle contra a contaminação do coronavírus. Todos os integrantes da delegação serão testados até 72 horas antes da data do embarque, só podendo viajar caso apresentem resultado negativo para o PCR.
Assim que chegarem a Portugal, eles repetirão o procedimento e permanecerão em isolamento por 48 horas, até a divulgação do resultado da sorologia, quando estarão liberados para os treinamentos esportivos. Além disso, uma terceira testagem está prevista antes do regresso de cada atleta ou oficial ao Brasil.
Os esportes aquáticos treinarão em Rio Maior, cidade a cerca de uma hora de Lisboa e que também servirá de base para a equipe de boxe. A vaga de João Gomes Jr não será preenchida por outro nadador.