A segunda medalha do Brasil nos Jogos Olímpicos da Juventude veio no judô. Eduarda Vaz Rosa, ou Duda Vaz, garantiu a medalha de bronze ao vencer a equatoriana Edith Ortiz por ippon na categoria meio-pesado (até 78kg).
+ VEJA TODAS AS NOTÍCIAS DOS JOGOS OLÍMPICOS DA JUVENTUDE
A brasileira lutou uma categoria acima da que geralmente compete, já que é a líder do ranking mundial da categoria médio (até 70kg), dentro da categoria cadete. Mesmo assim era tida como uma das favoritas a conquistar alguma medalha e foi isso que fez.
Na luta pelo bronze, a brasileira se superou. Depois de receber punições e estar perdendo a luta, a adversária Edith Ortiz recebeu uma punição, faltando quatro segundos para acabar o confronto, por aplicar um golpe proibido, o waki gatagame, que coloca em risco a integridade física da oponente. Como resultado, um ippon foi computado para a judoca brasileira.
O caminho até a conquista teve uma vitória sobre a dominicana Omaria Ramírez e uma derrota para a alemã Raffaela Igl na semifinal, o que fez com que ela fosse disputar a medalha de bronze contra a equatoriana.
“O principal da disputa do bronze é lidar com a derrota, sabendo que você tem que buscar uma vitória. É muito difícil organizar isso na cabeça, mas felizmente eu consegui fazer isso bem”, afirmou a medalhista de bronze.
ATLETISMOBADMINTONBASQUETE 3X3BOXECANOAGEMBMX
FUTSALGINÁSTICA ARTÍSTICAGINÁSTICA RÍTMICAHIPISMOJUDÔ
NATAÇÃOPENTATLO MODERNOREMOSALTOS ORNAMENTAIS
TAEKWONDOTÊNISTÊNIS DE MESATIRO COM ARCOTRIATLOVELAVÔLEI DE PRAIAWRESTLING