Uma semana após conquistar uma medalha de bronze no Grand Slam de Brasília, o brasileiro Willian Lima subiu ao pódio novamente e desta vez para sagrar-se campeão Mundial Júnior de judô nesta quarta-feira (16). Implacável, ele venceu as cinco lutas de fez, sendo que na final derrotou o japonês Takeshi Takeoka
Além de William Lima (66kg), Michael Marcelino (66kg) e Larissa Pimenta (52kg) foram ao pódio na mesma categoria. Os dois conquistaram a medalha de bronze. Maria Taba (52kg) também chegou até a luta do bronze, mas acabou derrotada justamente por Larissa Pimenta e sai em quinto lugar. Renan Torres (60kg), Laura Ferreira (48kg) e Natasha Ferreira (48kg) caíram na segunda rodada.
No caminho da medalha, William Lima, Michael Marcelino e Larissa Pimenta ganharam todas as lutas da etapa classificatória e venceram suas respectivas chaves. Lima e Marcelino se encontraram nas semifinais e Larissa perdeu a luta que valia a decisão para a mongol Sosorbaram Lkhagvasuren, que acabou ficando com o título. Marcelino derrotou na disputa pelo tgerceiro lugar o uzbeque Dilahodbek Yuldoshev.
É o terceiro ano consecutivo que o Brasil tem no masculino finalista nessa categoria no Mundial Júnior de judô. Em 2017, Daniel Cargnin foi campeão e, em 2018, Michael Marcelino ficou com a prata.
Ligeiros param no começo
O Brasil também teve representantes nos pesos ligeiros masculino e feminino nesta quarta, mas os judocas não avançaram em suas chaves. Renan Torres (60kg) parou no mongol Sukhbat Byambasuren, enquanto Laura Ferreira (48kg) e Natasha Ferreira (48kg) não passaram por Jong Hung Kim (PRK) e Galiya Tynbayeva (KAZ), respectivamente.
O Mundial Júnior de judô continua nesta quinta-feira (17), com mais quatro brasileiros no tatame: Vitória Andrade (57kg), Ryanne Lima (63kg), Jeferson Santos Jr (73kg) e Julio Koda Filho (73kg). As lutas classificatórias começam às 5h30 e as disputas por medalhas serão a partir das 12h, no horário de Brasília.