8 5
Siga o OTD

Judô

Em dia perfeito, Anna Belém leva o ouro no Mundial Sub-18

Anna Belém dos Santos é a nova campeã Mundial Sub-18 de judô, no peso pesado. Ela venceu todas as lutas por ippon

Ana Belém dos Santos, campeão do Mundial Sub-18 de judô
(divulgação/CBJ)

A jovem brasileira Anna Belém dos Santos é a nova campeã Mundial Sub-18 de judô. O ouro, conquistado neste sábado (28), veio de maneira perfeita, pois a atual número um do ranking mundial cadete venceu por ippon todas as quatro lutas que fez no peso pesado feminino do torneio disputado em Almaty, no Cazaquistão,

Com o ouro de Anna Belém dos Santos (+70kg) , ou somente Belém, o Brasil fechou com quatro medalhas as disputas individuais do Mundial Sub-18 de judô. Além dela, foram ao pódio Sarah Souza (57kg), que conquistou a prata, e Matheus Pereira (66kg) e Laura Soken (44kg), bronze.

Neste sábado, outros três brasileiros competiram. Luana de Carvalho (70kg) chegou até a respescagem e sai da competição com o sétimo lugar. Bernardo Rosa (+90kg) parou nas oitavas e Kayo Santos (90kg) ficou na primeira rodada. Os judocas voltarão ao tatame do Mundial Sub-18 de judô neste domingo (29) para a competição por equipes mistas.

Anna Belém dos Santos

Cabeça de chave número um do Mundial, Anna Belém “folgou” na primeira rodada e estreou direto nas oitavas-de-final diante da uzbeque Khosiyat Masharipova. Ippon em apenas 15 segundos de luta e classificação às quartas-de-final. Nessa fase, o combate com a italiana Asya Tavano, número oito do mundo, foi equilibrado, mas a brasileira novamente impôs sua técnica e projetou a adversária.

Para chegar à grande final, Belém superou a japonesa Ion Yamaki na semifinal e foi confiante para a última luta.

A adversária pelo título mundial, Madina Paragulgova, do Cazaquistão, contava com o apoio da torcida e foi para cima, surpreendendo a brasileira com um waza-ari nos primeiros segundos de combate. Belém recuperou-se rápido do susto, encontrou a melhor pegada no quimono da cazaque e projetou a rival. Ippon confirmado pela comissão de vídeo, ouro para Anna Belém dos Santos (confira abaixo a final, com o ippon a partir do 1min40s).

O início no judô

Natural do Rio de Janeiro, Anna Karolinna Belém dos Santos começou a praticar judô aos 7 anos, no polo Cidade de Deus, do Instituto Reação. Destacou-se em competições estaduais e nacionais, sendo integrada ao programa de Alto Rendimento do projeto social fundado pelo medalhista olímpico Flavio Canto e passou a treinar com o técnico Geraldo Bernardes, sensei de Flavio e da campeã olímpica Rafaela Silva.

+ Inscreva-se em nosso canal no YouTube

“Eu era muito briguenta na rua, mas quando entrei no judô eles me ensinaram a me comportar, parar de brigar, a ter mais educação. Agora quero ganhar títulos, mudar a minha vida e da minha família para melhor”, projetava a jovem judoca em entrevista ao site do Instituto Reação, quatro anos atrás, antes de alcançar um dos seus primeiros objetivos, o título mundial na classe que abre as portas para o alto rendimento.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em Judô