Mayra Aguiar brilhou no Grand Prix de Budapeste. Na manhã deste domingo, a brasileira foi com tudo para o tatame e garantiu a medalha de ouro na categoria até 78kg. O grande resultado garante ainda o retorno de Mayra à liderança do ranking mundial. Além disso, esse é o terceiro título dela na capital da Hungria, tendo conquistado lá o bicampeonato mundial em 2017.
Com o resultado, o Brasil encerra o Grand Prix na segunda posição no quadro geral de medalhas, atrás apenas do Japão, com quatro medalhas: ouro de Rafaela Silva e Mayra, e prata de João Macedo e Ketleyn Quadros. Os próximos compromissos da seleção são os Jogos Pan-Americanos e o Campeonato Mundial, ambos no mês de agosto.
“Dia maravilhoso! Relembrei o mundial de 2017, saindo mais uma vez com o ouro. Dia especial mesmo. Lutei contra adversárias duríssimas. Entrei nessa competição sabendo que seria um ótimo treino para as 2 principais competições do ano e saio super feliz, empolgada, com muita vontade para as próximas competições. Valeu pela torcida”, celebrou Mayra.
Fala, Mayrão: “Dia maravilhoso! Entrei nessa competição sabendo que seria um ótimo treino para as 2 principais competições do ano e saio super empolgada” 🥇 🇧🇷 #JudoBudapeste2019 @mayraaguiarjudo @timebrasil @JudoSogipa @judors @noticiascbj @kikorsjudo pic.twitter.com/YqTHGJwfnW
— CBJ (@noticiascbj) 14 de julho de 2019
Na grande final, Mayra usou a tática e a paciência para derrotar a japonesa Ruika Sato. A brasileira forçou três punições por passividade à adversária, sem deixar ela lutar, e venceu a luta no Golden Score para garantir o lugar mais alto do pódio.
Durante a campanha, Mayra enfrentou algumas das suas possíveis adversárias tanto no Jogos Pan-Americanos, como no Mundial. Ela começou o dia vencendo a chinesa Fei Chen e a portuguesa Patrícia Sampaio. Na semifinal, a brasileira derrotou Kaliema Antomarchi, de Cuba, com um baita ippon para brigar pelo ouro.
Ainda neste domingo, Beatriz Souza perdeu a medalha de bronze para a chinesa Yan Wang por uma waza-aria na categoria acima de 78k e ficou com o quinto lugar. Nas preliminares, Bia venceu a espanhola Sara Alvarez e a portuguesa Rochele Nunes por ippon. Na semifinal, foi imobilizada e acabou perdendo para a japonesa Wakaba Tomita, campeã mundial Júnior em 2015. Bia Souza é a atual vice-campeã mundial Júnior.
O Brasil teve mais representantes em ação neste domingo. No naipe feminino, Maria Suelen Altheman foi derrotada na repescagem pela chinesa Wang Yan e ficou com o sétimo lugar na categoria acima de 78kg. No masculino, na categoria até 90kg, Matheus Assis foi eliminado ainda na primeira rodada.