No primeiro dia da esgrima nos Jogos Sul-Americanos de Cochabamba, Bia Bulcão garante o bronze no florete feminino, enquanto William Zeytounlian perde nas quartas no sabre masculino
A estreia brasileira da esgrima nos Jogos Sul-Americanos começou com uma medalha. Em evento realizado durante o domingo (27), em Cochabamba, a esgrimista Bia Bulcão só parou na semifinal e garantiu o bronze no florete feminino.
E o dia prometia mesmo, já que a brasileira começou com cinco vitórias na fase de grupos. Bia ganhou de todas as adversárias de seu grupo e foi com muita moral para as eliminatórias. E a primeira adversária, a uruguaia Micaela Morales, foi derrotada por 15 a 5. Pelas quartas, Bia enfrentou Paula Silva Quinteros, do Chile, e teve um pouco mais de dificuldade, mas venceu por 15 a 11.
Porém na semifinal, a brasileira foi surpreendida pela colombiana Saskia Garcia, que venceu por 15 a 9 e tirou a chance de Bia disputar a final. E falando em final, a colombiana acabou ficando com o ouro e Bia Bulcão com o bronze.
Ainda no florete feminino, o Brasil também teve a participação de Gabriela Cecchini, que também começou muito bem na fase de grupo, onde venceu quatro duelos, mas caiu na fase de quartas de final. Diante da argentina Flavia Mormandi, que também acabou ficando com o ouro, Gabriela fez um duelo duro, mas foi derrotada por 15 a 13.
William Zeytounlian venceu dois dos quatro duelos na fase de grupos. Começou com uma vitória de 5 a 2 para cima do mexicano Fabian Villafana, mas depois perdeu por 5 a 1 para o argentino Stefano Lucchetti. O terceiro duelo Zeytounlian voltou a ganhar, dessa vez o derrotado foi Pablo Mancuello, do Paraguai, pelo placar de 5 a 0. Contudo, o brasileiro não conseguiu fechar a fase de grupos com vitória. Diante de Victor Kong, do Chile, Zeytounlian foi derrotado por 5 a 2.
Já na primeira fase eliminatória, outro chileno no caminho. E o duleo foi emocionante, com o esgrimista brasileiro vencendo Ricardo García por 15 a 14. Mas nas quartas de final, William Zeytounlian simplesmente não conseguiu controlar o ímpeto do adversário e perdeu por 15 a 3 para o venezuelano Eliecer Parra. Com a derrota, ele perdeu a chance de conquistar uma medalha.