Quase que o Brasil fatura mais uma vaga para Tóquio 2020. Roberto Schmits terminou no terceiro lugar na fossa olímpica nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2020. O campeão Brian Burrows e o vice Derek Haldeman, ambos dos EUA, ficaram com as duas vagas para a próxima olimpíada.
Depois de fazer uma grande 2ª qualificatória, Roberto Schmits conseguiu se garantir entre os seis finalistas da fossa olímpica e chegou à final no quarto lugar.
E na primeira rodada da final foram 25 pratos para cada um dos seis finalistas. E o brasileiro começou a grande final acertando os 14 primeiros alvos, mas errou o 15º. Daí para frente, Roberto Schmits deu uma tremida, errou mais três vezes, mas se manteve vivo para a 2ª rodada.
Mas Roberto Schmits voltou a errar seguidamente e caiu para o segundo lugar. Mesmo assim, ele avançou para a 3ª rodada, ao lado de mais três atiradores. E com uma rodada perfeita, o brasileiro partiu para a 4ª da final da fossa olímpica.
Mas Roberto acabou errando o primeiro disparo, caiu para o terceiro lugar, foi eliminado da 5ª e última rodada, mas faturou mais um bronze para o Brasil. Este foi o segundo bronze do atirador, que já tinha faturado a medalha em Guadalajara 2011.
Além, de Roberto, Fernando Silveira também competiu na fossa olímpica de Lima 2019, mas parou na fase classificatória, terminando na 9ª colocação.
Carabina de três posições
Leonardo Nascimento conseguiu avançar para a final com o terceiro melhor resultado da fase classificatória. E o começo do brasileiro foi animador. Na posição ajoelhado, o atirador brasileiro até que começou bem e terminou no quinto lugar.
Deitado, Leonardo foi melhor ainda e subiu para o quarto lugar entre os 8 finalistas. Mas ao tirar em pé, as coisas mudaram rapidamente e para pior. O brasileiro, muito nervoso, acabou errando seguidamente, foi caindo e acabou eliminado, terminando sua participação em Lima com um oitavo lugar.