Quando um novato chega a uma equipe, é comum vê-lo se espelhar em um veterano e ouvir conselhos deste para melhor adaptação. E Haniel Langaro não poderia ter uma referência melhor no Barcelona, sua nova equipe, do que Thiagus Petrus, um dos líderes da equipe catalã e companheiro de seleção brasileira de handebol.
Em entrevista para a Barça TV, o jogador contou o papel fundamental que Petrus tem exercido desde que chegou ao Barcelona.
🔊 “Mi fuerte es el lanzamiento exterior. Lo dejo todo en la pista, y para eso me ha fichado el Barça”
— Barça Handbol (@FCBhandbol) August 13, 2020
🎥 Entrevista de @FCBtv a @haniellangaro 👉 https://t.co/RncJl8iUfR 👈
🔵🔴 #ForçaBarça pic.twitter.com/4AXYtTa91n
“Thiagus tem sido uma peça chave para mim desde que cheguei aqui. É uma pessoa que já me ajudou em muitas coisas dentro e fora das quadras. E dentro de quadra, ele me guia: ‘olha, isso tem que ser assim, isso tem que ser assim…’. Então estou tranquilo,” comentou Haniel Langaro.
Thiagus Petrus já começou a ajudar desde o dia em Haniel que foi anunciado como reforço do clube catalão. “Falei com ele (Petrus) sobre o time e ele me disse que aqui todos os jogadores têm uma forte mentalidade de vitória”, disse o brasileiro.
Adaptação
Este será o terceiro clube de Haniel na Europa. O brasileiro já defendeu o Logroño La Rioja em 2016 por um ano, antes de se transferir para o Dunquerque, da França, onde jogou três anos. O ala-esquerdo assinou por três temporadas com o clube catalão.
Com os conselhos de Petrus e com o espanhol afiado, já que como dito, Haniel já viveu na Espanha por alguns anos, a adaptação vem sendo boa, mas ainda há o que aprender, segundo o jogador.
“Voltar a Liga Azorbal [Campeonato Espanhol de handebol masculino] é um ponto que eu acho que pode me ajudar muito. Conheço bem a liga e os jogadores que vou enfrentar. Mas ainda tenho muito a aprender e muito o que crescer como jogador. E não há melhor lugar para fazer isso do que aqui no Barcelona,” comentou Haniel Langaro.
Principais forças
O jogador brasileiro, de 25 anos e 1,98 m, tem como uma de suas grandes características no handebol a capacidade de vencer duelos um contra um e fazer gols. Na França, fez 253 tentos em 67 partidas pela Starligue, a principal divisão do nacional do país. Na entrevista, Haniel avaliou sua principal força como jogador.
“Meu arremesso de fora é muito forte. Também dou tudo de mim, tanto nos jogos quanto nos treinamentos. Mas isso o Barcelona sabe, por isso me contratou,” finalizou Haniel.