Em razão da crise da pandemia do coronavirus, o governo do Azerbaijão adotou medidas para evitar concentrações de massa em seu território a partir deste sábado (14). Por esse motivo, a Federação Internacional de Ginástica (FIG) anunciou na tarde desta sexta-feira (13) que as finais da etapa de Baku da Copa do Mundo de ginástica artística por aparelhos estão canceladas.
A competição era muito importante na classificação dos ginastas no ranking olímpico para as competições por aparelho, visando a Olimpíada de Tóquio-2020.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Nesta sexta-feira, os representantes da ginástica artística brasileira haviam garantido presença em mais quatro finais. Thaís Fidélis ficou entre as oito melhores no solo e na trave, enquanto Rebeca Andrade também se classificou para a final deste aparelho, com a segunda melhor nota. No masculino, Francisco Barretto também avançou, ao obter a sétima posição na barra fixa.
Francisco Porath, treinador da seleção brasileira feminina, ficou satisfeito com o desempenho das ginastas em Baku. “Nossos objetivos principais foram alcançados, com as duas atletas avançando às finais. Rebeca conseguiu sentir o clima da competição e ter o primeiro contato com a arbitragem. Pudemos ver pontos importantes para melhorarmos”.
+ Veja mais notícias sobre o coronavírus
Marcos Goto, treinador-chefe da seleção masculina, salientou a importância de se ganhar ritmo de competição. “O mais importante numa competição é se apresentar bem e ir à final. Prosseguimos com o grupo em preparação, buscando ritmo de competição. Os dois atletas cumpriram as metas estabelecidas para este período do ano”, explicou.