A brasileira Flavia Saraiva ficou com o sétimo lugar na final do individual geral feminino desta quinta-feira (10), no Mundial de Ginástica Artística que está sendo disputado na cidade de Stuttgart, Alemanha.
Flavia Saraiva somou 55.732 pontos após se apresentar nos quatro aparelhos no Hanns Martin Schleyer Halle. O resultado da brasileira foi o melhor do país em doze anos, superado no período só pelo terceiro lugar de Jade Barbosa, também em Stuttgart.
Simone Biles, dos Estados Unidos, ficou com a medalha de ouro alcançando 58.999, seguida pelos 56,899 da chinesa Tang Xijing, que ficou com a prata, e os 56,399 da russa Angelina Melnikova, medalha de bronze.
Flavia Saraiva teve sua maior pontuação no cavalo, com 14,466, mas foi apenas o 11º entre as participantes. Na trave ela ficou em terceiro com 14,033. Fez ainda 13.933 no solo, quarta melhor pontuação, e 13,300 nas barras assimétricas, 17ª melhor.
Além desta, o Brasil participará de outras cinco finais no Mundial de Ginástica Artística da Alemanha. Trata-se de um recorde de participações em finais individuais do país em Mundiais pré-olímpicos.
Com a mesma Flavia Saraiva, classificada para a Olimpíada de Tóquio, o Brasil estará presente nas finais da trave e solo femininos do sábado (14).
O masculino, que tem presença assegurada nos Jogos Olímpicos por equipe, disputará ainda o individual geral com Caio Souza na sexta (11), as argolas com Arthur Zanetti e a barra fixa com Arthur Nory no domingo (13).
Brasil no Mundial de Ginástica Artística
11/10 (Sexta-feira)
11h – Final Individual Geral masculino
12/10 (Sábado)
11h – Finais por aparelho: solo, cavalo com alças e argolas masculino; salto e assimétricas feminino
13/10 (Domingo)
8h – Finais por aparelho: salto, paralelas e barra fixa masculino; trave e solo feminino
Brasil no Mundial
Equipe feminina
Flávia Saraiva (Flamengo/RJ)
Jade Barbosa (Flamengo/RJ)
Lorrane Oliveira (Flamengo/RJ)
Thais Fidelis (Cegin/PR)
Leticia Costa (Fluminense/RJ)
Isabel Barbosa (Pinheiros/SP) – reserva
Equipe masculina
Arthur Zanetti (SERC/SP)
Arthur Nory (Pinheiros/SP)
Caio Souza (São Bernardo/SP)
Francisco Barreto (Pinheiros/SP)
Lucas Bittencourt (Minas Tênis Clube/MG)
Leonardo Mateus de Souza (Minas Tênis Clube/MG) – reserva 1
Tomás Rodrigues Florêncio (Sogipa/RS) – reserva 2
Treinadores
Valeri Liukin
Francisco Porath Neto
Iryna Ilyashenko
Chefe de equipe
Juliana Fajardo