Segundo reportagem de Demétrio Vecchioli, do Blog Olhar Olímpico, o ex-técnico Fernando de Carvalho Lopes, afastado da seleção brasileira de ginástica artística desde 2016, foi condenado pelo STJD (superior Tribunal de Justiça Desportiva) nesta sexta-feira (9).
A punição, após o réu pegar pena máxima em todos os cinco artigos em que foi denunciado, é de R$ 300 mil em multa e 1.500 dias de suspensão de qualquer atividade vinculada ao esporte. A decisão é em primeira instância e Fernando de Carvalho Lopes pode recorrer.
Fernando Lopes treinava Diego Hypolito e Caio Souza a um mês dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro quando foi denunciado por um menor de idade. Lopes foi acusado por 42 ginastas e ex-ginastas de abuso físico, moral e/ou sexual.
Na época, depois do afastamento da seleção, Lopes ainda trabalhava no Movimento de Expansão Social Católica (Mesc), em São Bernardo, onde fez carreira. Segundo a instituição, o treinador já não trabalhava mais com ginástica e fazia apenas trabalhos administrativos.