Após as temporadas europeias precisarem ter sido paralisadas por conta da pandemia do coronavírus que assola o planeta, as equipes do velho continente já começaram a se preparar para o recomeço das atividades. O recomeço do futebol feminino na Europa está previsto para o mês de agosto, quando a bola começa a rolar para o início da próxima temporada e encerramento da Liga dos Campeões Feminina.
O Brasil estará representado neste reinício de competições do futebol feminino na Europa por atletas de grandes estrelas que atuam pelos campos do velho continente.
França
A França é o país mais próximo do retorno do futebol feminino. Isso porque já neste domingo (2), quatro das principais equipes femininas do país entram em campo para realizar a semifinal da Copa da França.
Com o objetivo de estar com a melhor forma possível para a competição que será decidida no dia 9, o Paris Saint-Germain, que conta com as brasileiras Formiga e Luana Bertolucci já está em franca preparação para a retomada.
Tanto que a equipe já realizou dois amistosos com vitórias nos últimos dias. Apesar de não ter divulgado as escalações desses jogos preparatório, é possível confirmar através das fotos divulgadas pelo clube francês que ao menos Formiga esteve em campo nesta preparação.
O PSG enfrenta na semifinal o Bourdeaux, que até a temporada passada contava com a defensora brasileira Kathellen Sousa. A partida entre as equipes acontece neste domingo (02), às 15h30. Na outra chave, o fortíssimo Lyon, que venceu sete das oito edições da história da Copa da França, encara o Guingamp.
+ Volta do Brasileiro Feminino terá reedição da final de 2019
Vale lembrar também que a equipe de Formiga e Luana Bertolucci ainda está vivo na briga pelo título da Liga dos Campeões Feminina. Pela principal competição europeia, que foi paralisada nas quartas de final, o clube parisiense enfrenta o Arsenal por uma vaga na semifinal.
Espanha
As equipes espanholas também já iniciaram o seu trabalho de pré-temporada. Quem está mais avançado nesse processo são Atlético de Madrid e Barcelona, que são duas equipes ainda vivas na luta da Liga dos Campões Feminina – as equipes inclusive são adversárias nas quartas de final do torneio.
Com foco total para o torneio europeu, as equipes espanholas já estão em preparação desde o início do mês de julho. Vale lembrar que o clássico entre as duas equipes espanholas está marcado para o dia 21 de agosto.
Um dos principais destaques da equipe, a atacante brasileira Ludmila é titular absoluta do time espanhol, pelo qual veste há camisa há quatro anos. Para esta temporada, além do título da Liga dos Campões Feminina a equipe da capital espanhola irá brigar para recuperar o título espanhol, que na última temporada ficou com o Barcelona após o campeonato ter sido paralisado com algumas rodadas a fazer.
Quem também retornou aos treinamentos foi o Real Madrid, que vive a sua temporada de estreia da equipe do futebol feminino nesta temporada. Vale lembrar que a meio-campista Thaísa Moreno e a defensora Daiane Medeiros são duas atletas brasileiras que fazem parte do histórico primeiro elenco merengue.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Itália
Outro país onde a bola já começou a rolar para a preparação das equipes é da Itália. Atual campeão do Campeonato Italiano, encerrado de maneira precoce por conta da pandemia do coronavírus, a Juventus já está em treinamento visando a próxima temporada do país.
Contando com a atacante brasileira Maria Alves, que inclusive renovou com o clube italiano recentemente, a Velha Senhora retomou as atividades há duas semanas, visando o início da próxima temporada italiana, que está marcada para o dia 22 de agosto.
Nesta sexta-feira (31), a equipe acabou precisando dar uma pausa em sua preparação por um bom motivo. O elenco italiano visitou o Allianz Stadium para finalmente poder levantar a taça da Liga Italiana de futebol feminino da última temporada.
Outra equipe que já retomou os treinamentos foi a Roma, quarta colocada na última temporada local. Porém, o elenco da capital italiana tem trabalhado desfalcado da brasileira Andressa Alves, Uma das principais estrelas da equipe, a atacante está impedida de viajar ao país da bota por conta da pandemia do coronavírus. A atleta tem realizado a sua preparação de maneira improvisada no Brasil.