Foram muitas jogadoras brasileiras que entraram em campo neste domingo (16) em campos espanhóis e de Portugal no futebol feminino. Dentre todas, destaque para as atacantes Ludmila, Geyse e Nycole e também para a meia Darlene. Elas marcaram e deram assistências preciosas em goleadas históricas, disputa de vaga na Champions League e até em luta contra rebaixamento.
Em Lisboa, o Benfica fez suco do Amora em partida que valia vaga nas semifinais da Copa de Portugal de futebol feminino. Com quatro brasileiras entre as titulares, aplicou 11 a 2 nas pobres adversárias.
O time entrou em campo com a goleira Dida, a lateral Yasmin, Darlene e Nycole. A atacante marcou dois, o primeiro do jogo, de pênalti sofrido por ela mesma, e o sétimo. Darlene não fez nenhum, mas distribuiu passes e consagrou as companheiras.
O segundo gol, por exemplo, teve participação da meia brasileira. Ela assistiu Spetsmark, que desta vez não desperdiçou e balançou as redes pela primeira vez em sua estreia com a camisa do time português. Faria ainda mais dois.
Darnele quase marcou o terceiro, chegou a driblar a goleira e rolar para as redes, mas a zaga impediu o gol. No rebote, a estadonidense Mimi Asom marcou o primeiro de seus quatro gols no jogo. O terceiro dela, o quinto do Benfica, teve participação das brasileiras aos 37 minutos da etapa inicial. Darlene acionou Nycole pela direita, e ela tocou para a texana completar para as redes.
A sul-africana Thembi Kgatlana, que entrou no segundo tempo, fechou a conta fazendo os dois últimos gols do Benfica.
Na semifinal, o time de Nycole e Darlene vai enfrentar o Braga, das também brasileiras Jana e Rayanne em partida única. Do outro lado jogam Estoril e Famalicão.
+ Andressa marca para Roma em dia de festa para brasileiras
Ludmila e Geyse são destaque na Espanha
Pelo Campeonato Espanhol, a atacante Ludmila foi destaque na vitória do Altetico de Madrid sobre o Levante, da lateral também brasileira Jucinara, no famoso jogo de seis pontos em disputa direta por uma vaga na Champions League de futebol feminino da próxima temporada.
Ludmilla marcou o terceiro na goleada por 4 a 1 e deu ainda duas assistências. Primeiro ela serviu Silvia Meseguer aos 21 minutos de jogo e depois a inglesa Toni Duggan aos 23.
[🎥 🎞 ] RESUMEN
— At. Madrid Femenino (@AtletiFemenino) February 16, 2020
😀 ¿Te perdiste el #AtletiLevante?🙌
▶ Revive los goles de @meseguer15, @toniduggan, @ALudmilaSilva y @CharlynCorral en el Centro Deportivo Wanda Alcalá de Henares 🏧
🔴⚪ #AúpaAtleti pic.twitter.com/oXzas3ThqV
Aos 30 foi ela quem balançou as redes, seu sexto gol no campeonato. Também tem seis assistências, a quinta melhor do torneio neste quesito. A maior goleadora é Jenifer Hermoso com vinte tentos.
Ludmila deixou o campo aos 15 minutos da etapa complementar para a entrada da ucraniana Olha Ovdiychuk, quando o jogo já tinha números finais.
Com a vitória, o Altetico de Madrid manteve-se à frente do Levante no Campeonato Espanhol, na segunda colocação. O time foi a 44 pontos em 19 jogos e deixou o rival com 39 em terceiro. Somente o campeão e o vice vão para a Champions. A liderança é do Barcelona com 53 pontos nas mesmas 19 partidas.
+ SIGA O PERFIL OFICAL DO OTD NO INSTAGRAM
Geyse marca dois
Em duelo com sete brasileiras pelo Espanhol, sendo cinco em campo, Madrid e Tenerife ficaram no 2 a 2. O time da capital deve o pontinho fora de casa para a atacante Geyse. Além de marcar os dois, fez o do empate final já nos últimos minutos da partida.
Cristina Gutierrez abriu o marcador para as anfitriãs, que tinham em campo a goleira Aline, Jujuba e Joyce, logo aos oito minutos. Geyse empatou na volta para o segundo tempo, e Maria José González recolocou o Tenerife na frente logo a seguir. O empate veio só aos 39.
ⓜⓒⓕⓕ #UDGTenerifeMadrid [1-1]
— Madrid CFF (@MadridCFF) February 16, 2020
GOOL!! GOOOOL!! GOOOOOOL!!
¡¡GOOOOOOOOOOOOOOOOOL!!
Geyseeee seeeee seee seeeeee
🕥 46’ ⚽️ @G_ferreira98
⚫️⚫️💜⚫️⚫️#VamosMiMadrid 🔥💜🖤 pic.twitter.com/GKoNVHxpKx
Além de Geyse, jogam no Madrid Antônia, que foi titular, Valéria Cantuario, que entrou aos 12 minutos do segundo tempo, além de Bruna Tavares, que ficou no banco.
O empate mudou pouco a vida das duas equipes no campeonato. Ambas estão na parte de baixo da tabela, brigando contra o rebaixamento. O Madrid tem 19 pontos e está em 12º lugar, a três da 15ª e penúltima colocação. O Tenerife está em 10º com 21. Os dois últimos caem.
Em nono com 23 pontos está o Tacón, das brasileiras Thaisa e Daiane, que recebeu o 15º Valencia neste domingo em jogo de futebol feminino que terminou com o placar fechado.