8 5
Siga o OTD

Esgrima

Mariana Pistoia ganha de Bia Bulcão e é ouro no Brasileiro

Divulgação

O Campeonato Brasileiro de Esgrima aconteceu nesta quinta-feira (16), na Sogipa, em Porto Alegre, reservou para os pódios surpresas e atletas já consagrados no esporte. Na espada masculina, Athos Schwantes foi ouro. Já no florete feminino, Mariana Pistoia, de apenas 18 anos, surpreendeu e subiu no posto mais alto do pódio. 

A menina prodígio Mariana Pistoia ganha de Bia Bulcão e leva o ouro

Na disputa pelo florete feminino, Bia Bulcão, que representou o Brasil na Olimpíada do Rio em 2016, enfrentou a jovem de apenas 18 anos, Mariana Pistoia. O caminho de Bia Bulcão foi difícil. Nas quartas ela eliminou Tallia Calazans, avançando para a semi, Bia eliminou Giovanna Bonetti com facilidade. Mariana disputou as oitavas e despachou Rachel Vianna. Nas quartas e semis, tirou Ana Toldo, além do duelo dificílimo contra Gabriela Cecchini (15×14).

Na final, Bia Bulcão e Mariana Pistoia fizeram uma bela exibição. A menina de somente 18 anos surpreendeu à todos e consegiu vitória significativa. Por 15×9, venceu Bia, que conta com experiência olímpica e levantou o ouro. Completando o pódio, Giovana Bonetti e Gabriela Cecchini ficaram com o bronze.

Athos Schwantes fica com o ouro na espada masculina 

Em relação ao feminino, a categoria teve mais participantes e fases. Os finalistas Athos Schwantes e Richard Grunhauser tiveram uma jornada longo até a disputa final da espada masculina. Athos entrou na fase de 32-avos de final e já eliminou Lucas Noriega. Nas oitavas, Leopoldo Gubert foi o nome batido. Enrico Ortolani perdeu por 15×5 nas quartas, e na semi, Bernardo Schwuchow ficou para trás.

Richard Grunhauser ainda teve um duelo a mais. Antes de chegar à final do Campeonato Brasileiro de Esgrima, Richard eliminou Ricardo Firedrich, Luiz Rodrigues, Pedro Marostega e Alexandre Camargo. Na semi-final, o atleta do SOGIPA venceu o pinheirense Nicolas Ferreira por 15×12. A final foi muito disputada, e quem levou a melhor foi Athos, que venceu por 15×11 e ficou com o ouro.

Mais em Esgrima