O primeiro ministro francês, Edouard Philippe, declarou na terça-feira (28), que o esporte no país não poderá ser retomado pelo menos até setembro. Dessa forma, o discurso feito pela autoridade na Assembleia Nacional, simboliza o fim da temporada esportiva de 2019-20, que está suspensa desde março devido a pandemia de coronavírus.
A decisão abrange atletas brasileiras e brasileiros que disputam diferentes modalidades no território francês.
“A temporada 2019-2020 de esportes profissionais, incluindo futebol, não pode ser retomada”, declarou Philippe, segundo a agência de notícias Reuters. “Todos os eventos que reúnem mais de 5 mil participantes não serão realizados antes de setembro”, garantiu. Essa medida diz respeito “aos grandes eventos esportivos e culturais, incluindo festivais e grandes salões profissionais”, explicou.
+ SIGA O OTD NO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE
Formiga, Clarissa, Neymar, Luana…
Pelo menos nove atletas brasileiros foram afetados pela decisão. No futebol feminino, por exemplo, o Paris Saint-Germain conta com as brasileiras Formiga e Luana Bertolucci em seu plantel. O time estava em segundo lugar no nacional, apenas três pontos atrás da líder Lyon.
No masculino, Neymar, que pode defender o Brasil no futebol masculino das Olimpíadas de Tóquio, também defende o time francês, líder e maior favorito ao título da League 1.
No basquete, o Lyon, de Clarissa dos Santos, liderava a liga nacional antes da paralisação. Já a liga francesa de handebol conta com seis atletas brasileiros na disputa das competições masculina e feminina.
O anúncio de Philippe também deixa em aberto o final da temporada 2019-2020 do Top 14 de rugby, uma das principais competições desse esporte. Por outro lado, possibilita, em teoria, a realização do Tour de France, remarcado para o dia 29 de agosto, desde que atenda ao limite de 5 mil pessoas, pelo menos nos primeiros dias.