Um dia depois do planejado inicialmente, o primeiro arremesso foi feito, neste domingo (12) de Páscoa, pela Liga Profissional de Beisebol da China (CPBL). Sendo assim, a elite da modalidade em Taiwan se tornou a primeira liga a iniciar a temporada em meio à crise mundial de coronavírus.
Por ser a primeira a começar a temporada, a CPBL pode servir de modelo para todas as outras ligas de beisebol e de outras modalidades durante a pandemia.
No entanto, o baixo número de casos confirmados de coronavírus – menos de 300 – pode significar que o que funciona em Taiwan durante a pandemia talvez não seja replicável em outros países.
Os jogos da liga de beisebol de Taiwan são limitados a apenas 500 pessoas no estádio, incluindo jogadores, árbitros, treinadores, oficiais e pessoas que trabalham na transmissão pela TV.
Depois que o medo do coronavírus atrasou a data de início da CPBL, a liga mudou seu cronograma para garantir que as equipes de beisebol viajassem menos ao longo da temporada. E também implementou medidas preventivas estritas nos estádios, hotéis e instalações das equipes.
Jogo de abertura
O Rakuten Monkeys e o Fubon Guardians deveriam abrir a temporada, mas a chuva voltou a adiar o confronto. No fim das contas, a partida de abertura da temporada em Taiwan ficou por conta do Chinatrust Brothers diante do Uni-President Lions.
E abertura do beisebol em Taiwan foi emocionante. Sem fãs nas arquibancadas, os Lions precisaram de duas entradas extras para vencer por 4 a 1.
Sem torcida alguma por causa do coronavírus, mascotes e líderes de torcida estiveram presentes e agitaram o estádio vazio.
Torcida elétrica
Não fosse a chuva, o estádio do Rakuten Monkeys seria o palco da abertura da Liga Profissional de Beisebol da China (CPBL). A equipe de Taiwan tinha investido em uma torcida bem diferente para o início da temporada.
Nothing can stop Taiwanese cheering up for #BASEBALL#StayHome and watch #CPBL #OpeningDay #CTBros#RakutenMonkeys pic.twitter.com/yRbSXdeRvT
— CPBL 中華職棒 (@CPBL) April 11, 2020
Já que os jogos estão sendo realizados sem torcida em Taiwan por causa do coronavírus, o Rakuten Monkeys apostou em robôs e manequins para animarem as partidas.