O COB (Comitê Olímpico do Brasil) anunciou nesta quinta-feira (3) a data para a próxima eleição da entidade. O pleito que escolherá o novo presidente, vice-presidente e membros do comitê de administração acontecerá no próximo dia 7 de outubro de 2020.
Para o principal cargo da entidade máxima do esporte olímpico do país, três candidatos já se movimentam para a eleição. Atual presidente do COB, Paulo Wanderley já confirmou a candidatura para o pleito. Além dele, Alberto Murray e Rafael Westrupp, que é o atual presidente da CBT (Confederação Brasileira de Tênis), devem concorrer ao cargo.
+ SIGA O OTD NO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE
Westrupp ainda não oficializou publicamente sua candidatura, mas o site da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) registrou na semana passada a visita do presidente da CBT à entidade, referindo-se à Westrupp como candidato à eleição deste ano.
Nesta quinta-feira, o COB divulgou o edital de convocação para a assembléia geral da entidade. Nela, além dos dois maiores cargos, serão escolhidos os sete representantes das Entidades Nacionais de Administração do Desporto (ENADs) que representem as modalidades integrantes dos programas olímpicos. Os escolhidos tomarão assento no Conselho de Administração por quatro anos.
Apesar da pandemia do coronavírus e o adiamento dos Jogos Olímpicos de 2020, o estatuto da entidade não permite o adiamento da eleição. Segundo ele, o pleito tem que ser realizado no quarto ano do mandato. Também segundo o estatuto, a data da eleição tem que ser divulgada com no mínimo 30 dias de antecedência, como foi feito em 2020.