Henrique Avancini provou mais uma vez que vive um grande momento. Na etapa de Les Gets, na França, da Copa do Mundo de mountain bike, ele repetiu o resultado obtido em Vallnord (Andorra), semana passada, e ficou em terceiro lugar no Cross Country Olímpico. O brasileiro esteve na disputa pela liderança durante quase toda a prova e só perdeu contato com os primeiros colocados na penúltima volta. O vencedor foi o campeão olímpico Nino Schurter, da Suíça, seguido pelo italiano Gehard Kerschbaumer.
Com o pódio de hoje, somado ao segundo lugar no short track disputado na sexta, Henrique Avancini pulou da quarta para a segunda colocação geral da classificação na Copa do Mundo, com 915 pontos. O líder é o suíço Nino Schurter, que venceu a etapa de Les Gets e soma 1.160 pontos.
Nesta temporada, em que colocou como objetivo vencer uma etapa de Copa do Mundo na modalidade olímpica, Avancini tem chegado cada vez mais perto de alcançar a sua meta. Em 2019, ele ficou em quarto lugar em Nove Mesto, na República Tcheca, e foi terceiro em Vallnord, em Andorra, na semana passada, e agora em Les Gets. A única prova em que ele ficou fora das quatro primeiras posições foi em Albstadt, na Alemanha, quando ele sofreu com problemas mecânicos e terminou em 18º. lugar.
Fora os excelentes resultados obtidos no Cross Country, Henrique Avancini tem brilhado no short track. Em 2019, ele foi campeão em Vallnord, segundo em Les Gets, terceiro em Nove Mesto e quinto em Albstadt
Depois de duas etapas seguidas de Copa do Mundo na Europa, Henrique Avancini segue sua maratona de competições. Semana que vem, ele disputa o Campeonato Brasileiro em Mairiporã, na região metropolitana de São Paulo. Depois, no dia 28, terá pela frente a prova de Cross Country dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019 em que é o grande favorito ao ouro. Para completar, volta para o Velho Continente para mais duas etapas de Copa do Mundo em Val Di Sole (2 a 4 de agosto), na Itália, e Lenzerheide (9 a 11 de agosto), na Suíça.
A prova
Henrique Avancini começou a prova disputando a primeira colocação com o campeão olímpico, o suíço Nino Schurter, que terminou completou a volta inicial na ponta.
O brasileiro, no entanto, deixou o suíço para trás e assumiu a primeira colocação. Mas, no final da segunda volta, a roda traseira de Avancini derrapou e ele sofreu uma pequena queda, levando junto com ele Nino Schurter. Os dois se levantaram rápido e voltaram rapidamente na quarta e na quinta colocação.
Na abertura da terceira volta, a liderança era do francês Stéphane Tempier, mas Henrique Avancini já estava em segundo, após recuperar duas posições, seguido de perto por Nino Schurter, que ocupava a terceira colocação.
No começo da quarta volta, as coisas mudaram. Tempier, que era o líder caiu para a quarta posição, e quem assumiu a liderança foi o checo Ondrej Cink, seguido por Schurter e com Avancini em terceiro. Mas a classificação não ficou muito tempo assim. Pouco tempo depois, o brasileiro atacou e voltou para o primeiro lugar com o suíço em segundo e Cink em terceiro.
Em uma das duras subidas do circuito de Les Gets, Cink novamente apertou o ritmo e conseguiu ultrapassar Avancini e Schurter de uma só vez. O brasileiro chegou a tomar a liderança no começo da quinta volta, mas o checo voltou a mostrar força na ladeira e voltou ao primeiro lugar.
Com o passar do tempo e a aproximação do final da prova, as troca de líderes começou a ser constante. Se revezaram na primeira colocação Cink, Avancini e o italiano Gehard Kerschbaumer, que entrou na sexta volta na ponta.
No começo da sexta volta, o pelotão formado por Kerschbaumer, Avancini, Schurter, Cink e Tempier abriu boa vantagem em relação ao resto dos concorrentes. Na abertura da penúltima volta, o grupo de líderes se reduziu apenas a quatro ciclistas. Tempier não conseguiu acompanhar o ritmo e ficou 17 segundos atrás.
Na primeira grande subida da sétima volta, Nino Schurter atacou forte e assumiu a liderança. Apenas Kerschbaumer conseguiu se manter próximo, enquanto Avancini e Cink ficaram para trás. Aos poucos, no entanto, nem o italiano conseguia acompanhar o mais o suíço, que começou a disparar na hora decisiva da prova.
Mas Kerschbaumer reagiu e foi encostando de novo em Schurter. No começo da última volta, o italiano assumiu de novo o primeiro lugar. Os dois cruzaram a linha de chegada com 13 segundos de vantagem sobre Avancini, que continuava em terceiro.
Na última grande subida de Les Gets, Nino Schurter voltou a atacar e reassumiu a primeira colocação. Desta vez, Kerschbaumer não suportou e deixou o campeão olímpico escapar para chegar a mais uma vitória no cross country da Copa do Mundo de Mountain Bike.
Nino Schurter terminou a prova com quatro segundos de vantagem sobre Kerschbaumer e 38 na frente de Avancini.