Depois de vencer o short track na última sexta-feira, Henrique Avancini conquistou na manhã deste domingo (07) o terceiro lugar na prova de cross country olímpico (XCO). A competição foi disputada ao longo do final de semana em Andorra, na cidade de Vallnord. Esse foi o maior resultado conquistado por um brasileiro em uma prova da Copa do Mundo de Mountain Bike. Até então, a melhor posição havia sido do próprio Avancini, no ano passado, quando ficou em quarto lugar nas provas de Andorra e Itália.
O atleta brasileiro largou bem, liderou a prova na primeira metade e brigou entre os primeiros colocados desde a primeira volta. Avancini cruzou a linha de chegada atrás apenas dos suíços Nino Schurter e Mathias Flueckiger, terminando a prova 12 segundos atrás do campeão da etapa.
Com o resultado, Avancini pulou uma posição na classificação geral e agora ocupa a 4ª colocação, somando 655 pontos, 180 atrás do líder, Nino Schurter, da Suíça.
No próximo final de semana, dias 12, 13 e 14, ocorrerá a 5ª etapa da Copa do Mundo de Mountain Bike, competição que será disputada em Lets Gets, na França. As provas serão transmitidas com exclusividade no Brasil pela Red Bull TV.