A FIBA (Federação Internacional de Basquete) oficializou nesta quinta (13) a extensão do congelamento do ranking mundial de basquete 3×3 até abril de 2021. A intenção é evitar interromper a elegibilidade olímpica e a qualificação para as competições do próximo ano.
A entidade máxima do basquete espera diminuir os prejuízos esportivos das equipes, federações e jogadores por conta da Covid-19.
A primeira movimentação da FIBA no sentido de congelamento do ranking mundial de basquete 3×3 aconteceu em abril de 2020. Por conta do coronavírus e com o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio, a entidade preferiu paralisar o ranqueamento por um tempo indefinido.
Igualdade de condições
Em julho, mesmo sem valer pontos para o posicionamento no ranking mundial, a FIBA autorizou a retomada de competições do basquete 3×3 em alguns lugares do mundo, de acordo com seu conselho médico.
Contudo, como a pandemia está em diferentes estágios no mundo, a decisão desta semana feita pela entidade busca fazer com que todos os países e atletas estejam em condições de igualdade.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Com isso, a FIBA pretende manter as federações mais bem classificadas no ranking mundial aptas a se classificar para as competições em 2021, os melhores jogadores e equipes seguem buscando uma vaga no circuito profissional e os países seguem em busca da vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
E o Brasil
Com os rankings de seleções congelados a partir de 1ª de abril, o Brasil segue em 15º no masculino e em 34º no feminino. Pelo sub-23, o masculino ocupa a 13ª posição, enquanto o feminino segue em 34º. Fechando o ranking, no sub-18 o masculino aparece em 8º e o feminino em 21º.
No ranking de times, o Brasil não possue nenhuma equipe entre as 30 melhores do mundo.
E quando descongelar
Com a decisão da FIBA, a partir de 1º de abril de 2021 o basquete 3×3 vai ter um novo cenário dividido em dois momentos.
No primeiro, que vai de 1º de abril a 30 de setembro de 2021, os jogadores e equipes serão beneficiados pelos pontos ganhos nos últimos 12 meses e será mantida a pontuação conquistada no ano anterior ao congelamento do ranking mundial.
Em um segundo momento, que se inicia a partir de 1º de outubro de 2021, a classificação do ranking mundial do basquete 3×3 levará em consideração a pontuação dos últimos 12 meses.