De olho nas classificatórias da Copa do Mundo, Seleção Brasileira de Basquete inicia treinos em Campinas antes de embarque para Caracas, capital da Venezuela
A Seleção Brasileira Masculina iniciou neste sábado (16), na Arena Concórdia, em Campinas (SP), os treinamentos visando os dois próximos compromissos válidos pelas classificatórias das Américas para a Copa do Mundo FIBA 2019, que será realizada na China. Os duelos serão, respectivamente, nos dias 29 de junho (sábado), no ginásio Papá Carrillo, em Caracas (VEN); e 02 de julho (segunda-feira), na Ivan de Bedout Arena, em Medellín (COL).
Além da habitual importância de ver o selecionado nacional em ação, esta etapa de treinamento é ainda mais relevante, pois é a primeira da equipe adulta masculina na “Casa da Seleção Brasileira”, que através da eficiente e arrojada gestão do presidente Guy Peixoto Jr deixou de ser um sonho para se tornar realidade.
“Fico feliz em conseguir concretizar este sonho de ver a Seleção Brasileira com um local seu para a realização de treinamentos, eventos e até amistosos. Isso auxilia na logística e também facilita o planejamento da comissão técnica”, relatou Guy Peixoto.
Para estes dois compromissos, o técnico Aleksandar Petrović convocou os seguintes jogadores: Marcelinho Huertas (Kirolbet Baskonia, Espanha), Yago Santos (Paulistano/Corpore), Scott Machado (South Bay Lakers, Estados Unidos) e Rafael Luz (Sesi Franca Basquete), armadores; Vitor Benite (UCAM Murcia, Espanha), Leonardo Mendl (Sesi Franca Basquete), Johnatan Luz (C.R. Flamengo), Jimmy Oliveira (Sesi Franca Basquete), Gui Bento (EC Pinheiros) e Lucas Dias (Sesi Franca Basquete), alas; Lucas Cipolini (Sesi Franca Basquete), Renan Lenz (Sendi/Bauru Basket), Rafael Hettsheimeir (Sesi Franca Basquete), Cristiano Felício (Chicago Bulls, Estados Unidos) e Anderson Varejão (C.R. Flamengo), pivôs.
“Os treinamentos começaram muito bem, com o grupo trabalhando unido e coeso, com o pensamento comum de manter o momento favorável nas Eliminatórias. Tenho certeza que chegaremos muito bem preparados para os jogos contra Venezuela e Colômbia”, relatou Marcelo Sousa, Diretor-Executivo da CBB.
Com 100% de aproveitamento, o selecionado nacional lidera o Grupo B, somando oito pontos, decorrentes de quatro resultados positivos. Nas rodadas já realizadas até aqui, o Brasil obteve estas vitórias: 86 a 73 (Chile – fora de casa), 72 a 60 (Venezuela – em casa), 84 a 49 (Colômbia – em casa) e 83 a 58 (Chile – em casa).
Os treinamentos serão realizados em Campinas (SP) até o dia 27 de junho (quarta-feira), quando acontece o embarque para Caracas, capital venezuelana.