Damiris Dantas entrou em quadra nesta segunda-feira (31) pela WNBA e foi decisiva na vitória do Minnesota Lynx diante do Los Angeles Sparks, por 96 a 78. Depois de sair derrotado no primeiro quarto, o time da ala-pivô brasileira fez um grande segundo período, quando assumiu a dianteira e não deu mais chances ao oponente. A atleta fechou o jogo com 17 pontos, sendo dez no momento que a virada aconteceu.
+ Brasileiro joga pouco e seu time perde amistoso que valeu taça
O Lynx conquistou a liderança no placar com o crescimento de Damiris e da ala Napheesa Collier, que acabou a partida como cestinha com 25 pontos. A vitória do time de Minnesota nesta jornada de WNBA passou pela volumosa pontuação de seu quarteto. Além da brasileira e da maior pontuadora, a armadora Crystal Dangerfield, com 21, e a ala-armadora Rachel Banham, com 18, foram determinantes, formando um quarteto bastante eficiente.
+ Após boicote, NBA volta sábado e traz eleição dos EUA junto
Com 17 acertos, Damiris ficou perto de igualar sua melhor marca na temporada 2020 da WNBA, que ocorreu no jogo contra o Phoenix Mercury no dia 21 de agosto, quando deixou a quadra com 19. A brasileira ficou em quadra por pouco mais de 33 minutos e ajudou também com oito rebotes e quatro assistências. Pelo lado do Sparks, a melhor jogadora foi a armadora Chelsea Gray, com 18 pontos.
Próximo jogo
Esse foi o segundo duelo das duas franquias na atual temporada da WNBA. No dia 9 de agosto, Damiris fez 15 pontos na derrota do Lynx por 97 a 81. A equipe de Minnesota volta a jogar na quarta-feira (2) contra o Chicago Sky. Já os Sparks atuam na mesma data diante do Dallas Wings. O time da brasileira permanece em quarto lugar, com 11 vitórias em 16 jogos. Já o Los Angeles está em terceiro com 12 vitórias e quatro derrotas.
Resumo do jogo
Os Sparks entraram em quadra mais efetivos, com bons aproveitamentos nos arremessos. O time de Los Angeles converteu os cinco lances livres que cobrou e acertou três de seis bolas de três pontos, com 50%, sendo as três anotadas pelas mãos de Gray. Nos chutes de dois, a eficiência foi de 47,4%, com nove acertos em 19 tentativas. A armadora acabou o quarto inicial com 11 acertos.
+ Times de brasileiros são derrotados em dia de amistosos
Do outro lado, o Lynx iniciou bem abaixo do rival. Foram 50% de aproveitamento nos lances livres, 33,3% nas bolas de três pontos e 41,2% nos chutes de dois. Com seis pontos, Collier foi a melhor da equipe de Minnesota no primeiro período. Já a brasileira Damiris foi discreta com somente dois acertos, com um arremesso certeiro em três tentativas. Superior, os Sparks concluíram os primeiros 10 minutos ganhando por 26 a 19.
Momento da virada
O jogo mudou completamente no segundo período. Damiris cresceu e pulou de dois para 12 pontos, subindo sua eficiência, concluindo com precisão dois dos três arremessos do perímetro (66,7%) e cinco de oito em bolas de dois (62,5%). A brasileira contou com a ajuda de Collier, 12 acertos também, e de Banham, com 11. Do outro lado, os Sparks viram seus desempenhos despencarem.
+ Time de Benite vence amistoso contra atual campeão espanhol
A franquia de Los Angeles sofreu no ataque pela forte defesa do Lynx e também pela queda na qualidade ofensiva. A partida ficou empatada por 36 a 36 e os Sparks ficaram mais de três minutos sem pontuarem. Com isso, Damiris e suas companheiras assumiram a liderança no placar e ainda conseguiram abrir vantagem, fechando o período ganhando por 49 a 40 em uma parcial de 30 a 14.
Aumentando a vantagem
Na volta do intervalo, a partida apresentou um terceiro cenário. Foi o primeiro período equilibrado, com o Lynx ainda em vantagem: 22 a 18. Damiris fez um quarto discreto, com apenas dois pontos anotados. No entanto, o Collier seguiu desequilibrando e ela recebeu apoio de Banham e, principalmente, de Dangerfield, que chegou aos dois dígitos: 12 acertos. As franquias fecharam o penúltimo quarto do jogo com Lynx à frente: 71 a 58.
+ SIGA O OTD NO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE
Nos Sparks, Gray continuava como a única efetiva, fechando o terceiro período com 18 pontos. A armadora do time de Los Angeles ficou zerada no quarto decisivo. Assim como nos dois anteriores, o Lynx foi melhor e aplicou 25 a 20. A brasileira Damiris terminou a partida com 60% nos chutes do perímetro, com três certos de cinco tentados, e 58,3% nos arremessos de dois pontos, com sete convertidos em 12.