Não deu para Vitor Benite e Augusto Lima na semifinal da Liga ACB. Neste domingo (28), o San Pablo Burgos foi derrotado pelo Barcelona por 98 a 84. O grande nome do jogo foi, do espanhol Nikola Mirotić, MVP da temporada e cestinha da partida, com 18 pontos. O time dos brasileiros fez campanha histórica e chegou à fase final e entre os quatro melhores pela primeira vez. O clube catalão enfrentará na decisão o vencedor entre Baskonia e Valência, que se enfrentam neste domingo.
+ Huertas fica entre os 10 melhores do Campeonato Espanhol
Benite teve um início da partida discreto, anotando seus primeiros dois pontos somente quando faltavam cinco minutos para o final do primeiro tempo. Mesmo assim, o ala-armador foi o cestinha do San Pablo Burgos no confronto com 16 pontos. Já o pivô Augusto Lima contribuiu com dez pontos esteve bastante agressivo na defesa, terminando a partida com quatro tocos.
+ NBB anuncia candidatos a melhor estrangeiro e melhor 6º homem
Além de Mirotić, o Barcelona contou com mais quatro jogadores anotando dois dígitos em pontuação: Kyle Kuric (16), Thomas Heurtel (14), Brandon Davies (10) e Víctor Claver (10). O armador Heurtel contribuiu também com 11 assistências. O pivô Mirotić foi eleito o melhor jogador da partida e o time catalão vai em busca de seu 16º título da Liga ACB, sendo que o último troféu foi conquistado na temporada 2013/14.
Em seu Twitter, o pivô Augusto Lima lamentou a derrota e parabenizou o Barcelona. “Hoje eu não sei o que dizer, primeiro parabéns Barcelona por passar para essa final tão desejada! Só posso dizer que demos tudo por esta camisa do San Pablo Burgos”.
Resumo do jogo
O Barcelona começou a partida mais efetivo e abriu 8 a 0. No entanto, o San Pablo Burgos reagiu de imediato e igualou o placar: 8 a 8. Daí em diante o Barça se impôs e abriu vantagem de 21 a 10. Na reta final do quarto inicial, o time de Benite e Augusto Lima reduziu a desvantagem e o primeiro período terminou com a equipe azul grená ganhando por 23 a 17.
+ Congresso Brasileiro da modalidade atinge 10.768 inscritos
No segundo período, o Barcelona ampliou a diferença e abriu vantagem de 16 pontos: 35 a 19. Neste momento, o técnico do Burgos, Juan Peñarroya, pediu tempo e mudou a marcação de individual para zona. A defesa melhorou, induzindo o rival ao erro, e as combinações ofensivas passaram a funcionar, reduzindo a desvantagem. A equipe dos brasileiros chegou a empatar (41 a 41), mas o Barça foi para o intervalo ganhando por 43 a 41.
Na volta do intervalo, o Barcelona apresentou um volume ofensivo avassalador e o Burgos não resistiu. Mirotić e seus companheiros deixaram o time de Benite e Augusto Lima desnorteados defensivamente e sem soluções para neutralizar o ataque catalão. Com parcial de 29 a 17, o clube azul-grená fechou a terceira parcial em 72 a 58.
+ SIGA O OTD NO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE
O quarto período acabou empatado por 26 a 26, mas já era tarde para o San Pablo Burgos. O Barcelona apenas administrou sua vantagem que conquistou no terceiro período. Somando os dois quartos da segunda etapa, o clube catalão anotou 55 pontos e aproveitou bem os problemas defensivos do time dos brasileiros.