Depois de Marcelinho Huertas reestrear – e bem – na Liga ACB, foi a vez de Augusto Lima e Vitor Benite voltarem às quadras na Espanha. A equipe da dupla, o San Pablo Burgos, venceu o Casademont Zaragoza por 92 a 86 no fechamento da primeira rodada da Fase Final Excepcional da competição.
A partida, realizada sem público em Valencia, cidade da Espanha que recebe a Fase Final Excepcional da Liga ACB, teve Augusto Lima como um dos grandes destaques. O brasileiro foi eleito pelos torcedores como o Jogador da Partida da partida através do aplicativo oficial da liga.
👑 @AugustoLima7, el EMPERADOR del @SanPabloBurgos
— Liga Endesa (@ACBCOM) June 18, 2020
1️⃣6️⃣ valoración
📲 Jugador del Partido en la app oficial de la acb#LigaEndesa pic.twitter.com/DpJ8yJIWv1
O ala-pivô brasileiro anotou 13 pontos, pegou 4 rebotes, deu uma assistência e ainda teve três roubadas de bola em 21 minutos em quadra. O jogador só marcou menos pontos na partida do que seu companheiro de equipe Thad McFadden, que fez 14.
Após um primeiro tempo discreto sem pontuar e dando duas assistências, Vitor Benite voltou bem, anotou 11 pontos e foi importante para segurar a liderança do San Pablo Burgos.
O jogo
Com boa ação defensiva, o San Pablo Burgos foi melhor nos dois primeiros quartos e saiu para os vestiários com a vantagem de 46 a 39. Augusto Lima foi o principal nome da equipe de Burgos na primeira etapa ao lado do uruguaio-italiano Bruno Fitipaldo.
O Zaragoza voltou melhor na segunda etapa, e chegou a deixar a diferença em apenas uma posse de bola. O San Pablo Burgos respondeu e os outros jogadores, até então apagados, como Vitor Benite, começaram a se destacar. O Zaragoza teve a chance de empatar a partida faltando 32 segundos para o fim, mas desperdiçou e acabou derrotado. O cestinha da partida foi o alemão Robin Benzing, do Zaragoza, com 15 pontos.
A vitória entrou para a história do San Pablo Burgos. Foi a primeira vez que a equipe da cidade espanhola de Burgos venceu uma partida de fase final da Liga ACB. Após o feito, os jogadores celebraram no ginásio vazio.
BURGOS SE LLEVA LA PRIMERA VICTORIA DE SU HISTORIA EN UNA FASE FINAL.
— San Pablo Burgos (@SanPabloBurgos) June 18, 2020
ESTO ES PARA VOSOTROS, LA MEJOR AFICIÓN DE ESPAÑA #MásLejosQueNunca pic.twitter.com/OnjMszuUYG
Como funciona o regulamento?
A pandemia de coronavírus paralisou a Liga ACB e outros eventos pela Espanha e no mundo. Por conta das mudanças forçadas no calendário, a principal competição do basquete espanhol terá um desfecho diferente em relação aos anos anteriores.
Os doze melhores times da fase de classificação até a parada foram divididos em dois grupos de seis, com Barcelona, Iberostar Tenerife, RetaBet Bilbao, Kirolbet Baskonia, Unicaja, Joventut Badalona na chave A, e Real Madrid, Casademont Zaragoza, MoraBanc Andorra, Valencia Basket, San Pablo Burgos e Herbalife Gran Canaria, na B. Os dois primeiros de cada grupo avançam para às semifinais do Campeonato Espanhol de basquete.
+ SIGA O OTD NO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE
Classificação e próximos jogos
Com a vitória, o San Pablo Burgos se iguala a Real Madrid e Valência, com uma vitória e nenhuma derrota no grupo B. A equipe tentará o segundo triunfo contra o Herbalife Gran Canaria, na próxima segunda-feira (22). Na sequência, a equipe de Benite e Augusto Lima enfrenta o Valencia Basket Club (quarta-feira, 24) e o MoraBanc Andorra (sexta-feira, 26).
O próximo jogo envolvendo brasileiros na Liga ACB ocorre nessa sexta-feira (19), às 16h30 do horário de Brasília. Pelo grupo A, o Iberostar Tenerife, de Marcelinho Huertas, tenta se recuperar da derrota diante da equipe do Unicaja. O adversário será o Baskonia, que venceu fácil o RetaBet Bilbao por 84 a 67.
Segundo o novo regulamento, na primeira etapa desta fase final as equipes jogam entre si, em turno único e dentro dos seus respectivos grupos. A fase semifinal será decidida em jogo único (28 de junho, domingo), com o 1º colocado do Grupo A encarando o 2º colocado do Grupo B e 1º do B enfrentando o 2º do A. A final é no dia 30.