Após discussões com o Comitê Olímpico Internacional (COI), a FIBA confirmou, nesta quinta-feira (14), que os pré-olímpicos masculinos de basquete remarcados serão disputados de 29 de junho a 4 de julho de 2021. O Brasil vai jogar na Croácia diante de Tunísia, Alemanha, Rússia, México e dos donos da casa..
A FIBA esteve envolvida em um processo de consulta com o COI sobre a viabilidade dos torneios. Foram considerados para a decisão a carga de trabalho dos jogadores, a preparação das equipes e os calendários das ligas nacionais. O COI aprovou as datas devido a esses fatores e também às circunstâncias extraordinárias que ocorreram com o reagendamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Os quatro torneios pré-olímpicos de basquete da FIBA serão disputados no Canadá, Croácia, Lituânia e Sérvia. No total, 24 seleções nacionais masculinas deverão competir nesses torneios de qualificação de seis equipes cada. Os classificados se juntam às oito seleções já garantidas nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
O sorteio das chaves dos pré-olímpicos de basquete da FIBA foi confirmado durante uma cerimônia na sede da FIBA, no final de novembro de 2019. Os resultados do sorteio podem ser encontrados aqui .
Os vencedores dos quatro torneios se qualificarão para os Jogos Olímpicos de Tóquio, que acontecerão de 23 de julho a 8 de agosto de 2021.
Tabela do Brasil no Pré-Olímpico de basquete da FIBA
29 de junho – Brasil x Tunísia
30 de junho – Brasil x Croácia
1 de julho – Folga do Brasil
2 de julho – Folga geral
3 de julho – Semifinais
4 de julho – Final
Confira os grupos:
Belgrado – Sérvia
Grupo A – República Dominicana, Nova Zelândia e Sérvia
Grupo B – Porto Rico, Itália e Senegal
Kaunas – Lituânia
Grupo A – Lituânia, Coreia do Sul e Venezuela
Grupo B – Polônia, Eslovênia e Angola
Split – Croácia
Grupo A – Alemanha, Rússia e México
Grupo B – Croácia, Brasil e Tunísia
Victoria – Canadá
Grupo A – Grécia, China e Canadá
Grupo B – Uruguai, República Tcheca e Turquia