Ainda sem ter definido se irá ser finalizada ou não, as equipes da Liga ACB de basquete da Espanha voltaram a realizar sessões de treinamentos na segunda-feira (11). As atividades foram realizadas com os atletas atuando de maneira individual dentro das quadras para respeitar o protocolo sanitário produzido pelo governo espanhol.
Apesar do retorno aos treinamentos, ainda não há uma certeza em relação a finalização ou não da temporada 2019/20 da liga espanhola de basquete. A definição deve acontecer até o final desse mês de maio. Se for continuar, o formato do torneio sofrerá mudanças para o restante da temporada.
De acordo com este novo sistema de disputa, as 12 melhores equipes da primeira fase serão divididas em dois grupos e jogarão entre si, em turno único, dentro de suas respectivas chaves. Os dois melhores classificados em cada uma delas avançarão para a fase semifinal, que será definida em partida única. Os dois vencedores da fase semifinal disputarão o título da liga espanhola de basquete, também em jogo único.
[VIDEO] 🏹 🏀 😉 Parece que los nuestros no han perdido la puntería…
— Iberostar Tenerife (@CB1939Canarias) May 13, 2020
😱 🔥 @Huertas09 on fire!
💛 🖤 #VamosCanarias pic.twitter.com/1iDIG0FSpo
+ SIGA O OTD NO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE
Dessa forma, três brasileiros seguem na briga pelo título da liga espanhola desta temporada. No grupo A, o Iberostar Tenerife, que conta com Marcelinho Huertas no elenco, buscará uma vaga diante de FC Barcelona, RETAbet Bilbao Basket, Kirolbet Baskonia, Unicaja e Joventut Badalona. O armador brasileiro inclusive foi um dos atletas a realizar um treinamento individual, que foi divulgado nas redes sociais da equipe.
Já no Grupo B, Augusto Lima e Vitor Benite tentarão levar o San Pablo Burgos para a próxima fase da liga espanhola no grupo contra Real Madrid, Casademont Zaragoza, MoraBanc Andorra, Valencia Basket e Herbalife Gran Canaria.
A Espanha foi um dos países mais afetado pela pandemia do coronavírus. Ao todo, o país já contabiliza com mais de 270 mil casos de pessoas infectadas. Além disso, mais de 27 mil pessoas morreram em decorrência da Covid-19.