A maratona de Boston, previamente marcada para 20 de abril e depois adiada para 14 de setembro, foi cancelada oficialmente nesta quinta-feira (28) por conta da pandemia do coronavírus. Portanto, a temporada de 2020 entra para a história como a primeira em que a corrida não será disputada em 124 anos. O anúncio foi feito por Martin Walsh, prefeito da cidade, que apoiou a decisão da BAA (Associação Atlética de Boston).
+ Com nome na história, João do Pulo faria 66 anos nesta quinta
“A BAA, com nossa contribuição e apoio, determinou que a tradicional jornada de um dia da 124ª maratona de Boston não é viável este ano por razões de saúde pública. Embora nosso objetivo e esperança sejam avançar na contenção do vírus e na recuperação de nossa economia, esse tipo de evento não seria responsável ou realista em 14 de setembro ou em qualquer época do ano”, anunciou Walsh em seu Twitter.
The @BAA, with our input and support, has determined that the traditional, one-day running of the 124th @BostonMarathon is not feasible this year, for public health reasons.
— Mayor Marty Walsh (@marty_walsh) May 28, 2020
A corrida é realizada anualmente desde 1897 e nunca havia sido cancelada, mesmo durante guerras mundiais e períodos de tensão doméstica, neve e tempestades. Geralmente, a maratona de Boston reúne 30.000 corredores, com a participação dos principais atletas do mundo. Por conta do coronavírus, o evento volta a ser disputado em 2021 e no dia 19 de abril.
Disputa será virtual
Para substituir o evento, que tradicionalmente acontece nas ruas de Boston, os organizadores já anunciaram a realização de uma disputa virtual na segunda semana de setembro, entre os dias 7 e 14. Todos os participantes inscritos receberão um reembolso total do valor pago e terão a chance de participar da competição à distância.
+ Maratonistas buscam a tranquilidade de olho em Tóquio
“Proteger a saúde das pessoas continua a ser nossa principal prioridade, bem como de nossa equipe, participantes, voluntários, espectadores e apoiadores. Embora não possamos trazer o mundo para Boston em setembro, planejamos levar Boston ao mundo para uma 124ª maratona de Boston histórica”, disse Tom Grilk, CEO da Associação Atlética de Boston.
The @BAA has announced that the 124th Boston Marathon will be held as a virtual event, following Boston Mayor Martin Walsh’s cancellation of the marathon as a mass participation road running event due to the COVID-19 pandemic. pic.twitter.com/tlIdvsU9sq
— Boston Marathon (@bostonmarathon) May 28, 2020
Os participantes da maratona virtual de Boston em 2020 deverão completar a distância de 42,2 km dentro de um período de seis horas e fornecer prova de cronometragem para os organizadores. Os atletas que completarem a corrida virtual receberão um programa oficial do evento, camiseta e medalha. Mais detalhes serão enviados aos participantes em breve.
+ Zé Roberto deixa em aberto continuidade após Jogos de Tóquio
Até o momento, já são 5,6 milhões de casos confirmados de coronavírus em todo o mundo. Nesta quinta-feira (28), os Estados Unidos superaram uma marca sombria de mais de 100 mil mortos. No Estado de Massachusetts, que tem Boston como sua capital, são mais de 91 mil casos e 6.304 falecidos.
Situação de outras maratonas
O cancelamento da Maratona de Boston aumenta a dúvida em relação à temporada de corridas de rua marcadas para o segundo semestre de 2020. A Maratona de Londres, que estava agendada para o dia 26 de abril, foi remarcada para 4 de outubro. Por enquanto, a disputa permanece no calendário.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Já a maratona de Berlim, programada para o dia 27 de setembro, também não poderá ser realizada na data prevista devido ao coronavírus, já que o governo local proibiu eventos com mais de 5 mil pessoas até 24 de outubro. Os organizadores ainda não se pronunciaram sobre uma nova data ou cancelamento.