O adiamento do Mundial de Atletismo de 2021 para 2022 foi confirmado pela World Athletics nesta segunda-feira (30) logo após o anúncio de que os Jogos Olímpicos de Tóquio vão ser realizados entre 23 de julho e 8 de agosto do ano que vem. As datas, porém, ainda não foram confirmadas.
A decisão de postergar o Mundial de Atletismo já era esperada, principalmente depois que ganharam força na imprensa japonesa as especulações de que os Jogos de Tóquio seriam entre julho e agosto do ano que vem. Isso porque o mundial estava marcado justamente para ser realizado entre 6 a 15 de agosto de 2021.
As novas datas ainda não foram definidas, mas a sede continua sendo em Óregon, nos Estados Unidos. “Atualmente estamos trabalhando com os organizadores do Campeonato Mundial de Atletismo de Oregon para definir novas datas em 2022”, informou a World Athletics no comunicado.
“Também estamos conversando com a Federação dos Jogos da Commonwealth e com os organizadores do Campeonato Europeu de Esportes. Gostaríamos de agradecer ao Comitê Organizador do Oregon 21, suas partes interessadas e nossos parceiros por sua colaboração e vontade de explorar todas as opções”, acrescentou.
Apoio à decisão do COI
Apesar de ter de mudar a data do mundial, a entidade demonstrou apoio às novas datas dos Jogos Olímpicos. “Apoiamos as novas datas em 2021 anunciadas hoje pelos organizadores japoneses e pelo COI para a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Eles dão aos nossos atletas o tempo necessário para retomar o treinamento e a competição”.
+ SIGA O OTD NO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE
Alguns dias antes do anúncio do COI, o presidente da World Athletics, o britânico Sebastian Coe, já se preparava para redefinir a programação do mundial de atletismo. “Assim que eles (o Comitê Olímpico Internacional e o governo do Japão) definirem isso, vamos analisar o que vai causar de impacto ao nosso Mundial”, afirmara.