Pela primeira vez, Ederson Vilela Pereira foi o melhor nos 18 quilômetros da 21ª Volta Internacional da Pampulha, tradicional corrida de rua em torno do principal cartão postal de Belo Horizonte.
Medalhista de ouro nos 10 mil metros rasos nos Jogos Pan-Americanos de Lima, Ederson optou por um ritmo conservador nos primeiros quilômetros, para atacar no fim. Inicialmente o hexacampeão Giovani dos Santos; Marcos Fernandes da Cruz; o ugandense Stephan Mande e o queniano Micah Lokai puxaram o pelotão. Na metade da prova, Giovani, Stephan e Marcos se destacaram dos demais.
Ederson começou a crescer na prova e, no penúltimo quilômetro, o atleta do Pinheiros superou Stephan Mande com passadas decididas e cruzou a linha de chegada em primeiro, com o tempo em 56min19s
“Sofri o percurso inteiro com a umidade. No quilômetro cinco eu não estava nem na zona do pódio, mas me senti bem para apertar o ritmo e vi que estava mais rápido do que quem ia à frente. Muito feliz por vencer uma prova tradicionalíssima, em um ano que para mim está sendo especial”, destacou o paulista de Caçapava, de 29 anos.