Com as conquistas deste sábado, o Brasil chega a quatro medalhas, duas de ouro e duas de bronze no Grand Prix de Zagreb, na Croácia, e é vice-líder do quadro geral atrás apenas do Japão
Depois da dobradinha no primeiro dia do Grand Prix de Zagreb de judô com a medalha de ouro de Eleudis Valentim e o bronze de Jéssica Pereira na categoria 52kg, o Brasil subiu mais duas vezes no pódio neste sábado com o título de Bárbara Timo na categoria até 70kg e o terceiro lugar de Eduardo Katsuhiro na categoria até 73kg.
Para ficar com a medalha de ouro, Barbara Timo derrotou a francesa Fanny Estelle Posvite. A luta estava equilibrada até 1min14s do fim, quando a brasileira aplicou um lindo golpe e conseguiu o wazzari. A partir daí, foi controlar a vantagem para vencer a luta e conquistar a medalha de ouro.
“Estou muito feliz com mais essa conquista. Eram quatro anos que eu não ganhava um campeonato importante, desse nível. Essa constância vem mostrando o quanto estou evoluindo. Fico muito feliz, porque não é à toa. Eu estou trabalhando duro com meus técnicos, com meu coach, e isso é resultado das minhas metas. Eu tenho posto todas as minhas metas no papel e tenho conquistado. Fico muito feliz e é um passo para o grande sonho, que é a Olimpíada”, declarou a atleta carioca.
Para chegar à final, Barbara Timo passou pela alemã Miriam Butkereit na estreia.
Contra Emilie Sook, da Dinamarca, nas quartas de final, a brasileira venceu por ippon em 3min45s de luta.
Na semifinal, passou Bárbara Matic, da Croácia, com dois wazaris.
Na categoria masculina 73kg, Eduardo Katsuhiro venceu Aaron Turner, da Grã Bretanha.
Em seguida superou o polonês Michal Bartusik.
Nas quartas, Barbosa encarou o russo Uali Kurzhev e passou com ippon.
Na semifinal, contra Rustam Orujov, do Azerbaijão, sofreu um ippon.
A medalha de bronze veio na luta contra Ahmed El Meziati, de Marrocos. O brasileiro tinha levado duas punições contra apenas uma do adversário, quando conseguiu um wazzari já no final da luta. Em seguida, a poucos minutos do final, imobilizou o judoca africano e garantiu a vitória por ippon.
Na mesma categoria, 73kg, Lindoln Neves venceu Victor Scvortov, dos Emirados Árabes, com dois wazaris.
Mas em seguida sofreu o revés por ippon para Tommy Macias, da Suécia.
Na categoria 81kg, Leandro Guilheiro não conseguiu segurar o norte-americano Jack Hatton e perdeu na disputa da primeira luta.
Vinícius Panini, na mesma categoria, sofreu o revés contra Stuart McWatt da Grã-Bretanhã.
O Grand Prix de Zagreb de judô é a primeira competição internacional da Seleção Brasileira desde o Mundial de judô, disputado em Budapeste, em agosto, quando o país conquistou quatro medalhas: ouro com Mayra Aguiar, prata com David Moura e bronze com Rafael Silva e Erika Miranda.